Retrocompatibilidade em consolas é mais fácil do que nunca, diz a Nintendo
Uma funcionalidade da Switch 2?
Numa entrevista dada por Shigeru Miyamoto, diretor da Nintendo e criador de Super Mario e Zelda, foi discutido o tema da retrocompatibilidade em consolas; ou seja, a possibilidade de jogar jogos antigos num novo hardware.
De acordo com Miyamoto, a retrocompatibilidade é mais fácil de implementar na era moderna do que era no passado, citando os serviços do Virtual Console mas também a dificuldade em obter os direitos de jogos antigos, algo que limitou o número de relançamentos.
"É claro que jogos feitos para consolas específicas foram desenvolvidos em ambientes diferentes. Como resultado, quando o hardware muda, o ambiente de desenvolvimento nem sempre pode ser reutilizado, e jogos lançados em consolas anteriores não podem ser usados nas novas sem modificações", explicou o criador de Mario.
"No entanto, recentemente o ambiente de desenvolvimento tornou-se mais padronizado e temos um que permite aos jogadores desfrutar de títulos antigos em novas consolas com mais facilidade do que nunca", continua.
Miyamoto conclui: "No entanto, a força da Nintendo está em criar novas experiências gaming, então, quando lançarmos um novo hardware no futuro, gostaríamos de mostrar videojogos exclusivos que não poderiam ser criados com hardware pré-existente".
Infelizmente, e como seria de esperar, nada foi revelado sobre a nova consola da Nintendo mas, quiçá, poderá haver alguma espécie de retrocompatibilidade nela.