Revelados salários dos grandes da indústria
Através de um relatório do GamesIndustry.
Os nossos companheiros do site GamesIndustry, colocaram um relatório sobre os salários anuais dos nomes mais fortes da indústria dos videojogos, principalmente os do Japão.
Ao que tudo indica a nova legislação japonesa obriga as empresas a publicar os salários dos membros que ultrapassem os 100 milhões de ienes (920 mil euros aproximadamente).
Segundo o relatório o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, leva para casa 633 mil euros anuais que podem ascender, através de bónus, para os 1.7 milhões de euros. Por outro lado, 6 membros da Nintendo, entre os quais se encontra Miyamoto, ganham cerca de um milhão de euros anuais. No caso de Miyamoto, ele tem recusado em várias ocasiões os aumentos de salário que a empresa lhe tem oferecido.
Estes dados contrastam com o salário do delegado conselheiro da Sony, Howard String, que pelo que foi publicado no relatório chega a ganhar 7.6 milhões de euros.
Foram também publicados os salários dos CEO de outras companhias, como Yoichi Wada da Square Enix (2.2 milhões de euros anuais), Osamu Satomi da Sega Sammy (4 milhões de euros) e Kazunori Ueno da Namco Bandai (1.3 milhões de euros).
Salários estes proibitivos para muitos de nós meros mortais, mas não excessivamente altos, pelo menos no caso da Nintendo se compararmos com a importância e os lucros que a empresa tem tido.