Lendária série japonesa está de parabéns
Que saudades tenho eu de ti.
Ridge Racer da Namco foi lançado originalmente a 30 de outubro de 1993 e comemora hoje 30 anos desde o lançamento da versão original nas arcadas japonesas, antes de chegar à PlayStation.
Na Europa, tivemos de esperar por abril de 1994 para ver arcadas com o jogo (a versão PS1 chegou em setembro de 1995), mas os japoneses começaram a jogar vários meses antes e descobriram antecipadamente uma espetacular experiência de condução arcada, na qual são feitas a deslizar com estilo.
A combinação de visuais 3D, cores vibrantes, gameplay arcada acessível e uma energética banda sonora, características que ainda hoje a companhia agora conhecida como Bandai Namco preserva em muitas séries, deslumbrou os jogadores e tornou Ridge Racer num sucesso instantâneo.
Ao longo dos anos seguintes, recebeu diversas sequelas e tornou-se num dos principais nomes associados à PlayStation, que procurava combater das formas que lhe eram possíveis o sabor arcada tão gostoso da Sega.
Ridge Racer, Ridge Racer Revolution (Ridge Racer 2 nas arcadas), Rage Racer e R4: Ridge Racer Type 4 foram lançados para a PS1 no espaço de 5 anos e isto mostra bem a febre em que se tornou a série nos primeiros anos.
Em 2000, a série chegou a uma consola da Nintendo, com Ridge Racer 64, e acompanhou o lançamento da PS2 com Ridge Racer 5. Além da presença nas portáteis PSP e Nintendo DS, a série chegou eventualmente à Xbox com Ridge Racer 6 para a Xbox 360 em 2005. Um ano mais tarde, Ridge Racer 7 chegou à PS3 e trata-se de o fim de uma era, o último jogo desenvolvido para consolas por uma equipa interna da Bandai Namco no Japão.
Ridge Racer Unbounded da finlandesa Bugbear Entertainment foi lançado em 2012 para a PS3, Xbox 360 e PC, sendo o último jogo para consolas e PC desta série.
Desde então, tivemos apenas dois títulos para mobile e desde 2016 que não existem novidades na série. Já passou mais de 11 anos desde o último título para consolas e PC, mas de 17 anos de o último Ridge Racer feito no Japão.