Rinse and Repeat já foi banido no Twitch
Criador do jogo queixa-se das regras sem sentido da plataforma.
Esta semana já vos falamos Rinse and Repeat, um jogo que explora o conceito de cruising nos balneários masculinos em que o objetivo é ganhar o afeto de outro indivíduo começando por esfregar o seu corpo no chuveiro (o jogo é gratuito se estão curiosos).
Acontece que o jogo já foi banido no Twitch e o autor não está contente, reclamando no seu blog das regras sem sentido no que toca a videojogos com nudez. Em resumo, as regras do Twitch ditam que o foco principal de um jogo não pode ser a nudez. A nudez só é aceitável se for uma parte, e não o todo.
Robert Yang, o criador de Rinse and Repeat e de outros jogos com nudez, argumenta que as regras do Twitch "apagam o contexto do trabalho e ignoram como a nudez é apresentada, focando-se numa distinção sem sentido em que a nudez apenas é aceitável se for uma fracção do jogo".
Além disso, Yang considera ofensivo que o seu jogo esteja a receber o mesmo tratamento que RapeLay (outro jogo banido no Twitch), em que o protagonista viola uma mãe e as suas duas filhas.
"Este equívoco é ofensivo para mim, eu foco-me fortemente em ideias de consenso, limites, corpos e respeito nos meus jogos," continuou o autor.
O exemplo a seguir é a plataforma de vídeos Vimeo, que permite vídeos com nudez e conteúdos sexuais desde que sirvam um propósito narrativo, criativo, artístico e/ou estético. Até mesmo o Youtube, que é mais mainstream, admite nudez e conteúdo sexual se "o propósito primário for educacional, documental, científico ou artístico, desde que não seja gratuitamente gráfico".
Yang considera importante que o Twitch altere as suas regras, já que teve 44 porcento do tráfico total de transmissões em direto de videojogos em 2014. Mais ainda, regras como esta impedem que os videojogos possam avançar mais longe no campo artístico.