Passar para o conteúdo principal

Riot consegue ofender jogadores Coreanos

Tudo por causa da imagem de promoção da Japan Expo.

A Japan Expo está a decorrer em Paris, e tendo em conta que a Riot, a produtora conhecida pelo League of Legends, está presente, o estúdio colocou um anúncio alusivo ao evento no seu site oficial Francês. A imagem escolhida para a promoção no entanto, levou os Coreanos à loucura.

A lutadora que aparece na imagem é Ahri, a raposa de nove caudas que utiliza um fato tradicional da Coreia chamado "handbok", e é vista como a personagem de homenagem ao país. Isto não teria problema nenhum, se ao seu lado não fosse apresentado o logótipo da exposição, com o sol nascente Japonês, um símbolo bastante ofensivo na Coreia do Sul.

O membro do forum de League of Legends, Twking, esclareceu os interessados dizendo que "O sol nascente ("Rising Sun") foi oficialmente uma bandeira do Japão durante a segunda guerra mundial, e tem muitos massacres, experiências humanas, escravidão sexual, etc associados. Alguns Coreanos já falaram com a Riot Francesa, mas eles não responderam."

No Reddit, o utilizador Wnsghks5193 acrescentou que, "usar o campeão que representa a Coreia com a bandeira que representa o imperialismo Japonês de forma a publicitar algo será extremamente ofensivo para a maioria dos países asiáticos. especialmente para a Coreia."

O representante da comunidade no site Coreano de League of Legends respondeu às preocupações dos jogadores, dizendo que "isto não se trata apenas de ficar chateado com uma personagem Coreana a aparecer com a imagem do sol nascente ao lado, mas também ao facto de usarem uma figura claramente com inspiração Coreana, para um evento chamado "Japan Expo". Para quê dar identidades influenciadas por traços culturais a personagens, se estas depois não são respeitadas?".

A Riot acabou por se aperceber do erro cometido, e já tomou medidas para atenuar a questão, nomeadamente substituindo a personagem da imagem com o lutador Yasuo, de inspiração Japonesa.

Lê também