Passar para o conteúdo principal

Rise of the Ronin fora da Coreia devido à presença de figura histórica

Polémica na Ásia.

Crédito da imagem: Koei Tecmo

A Sony Interactive Entertainment Korea confirmou oficialmente que Rise of the Ronin não será lançado na Coreia do Sul, após remover todos os materiais promocionais alusivos ao jogo da PlayStation Store no país.

De acordo com o Ruliweb, obrigado aos nossos colegas do Eurogamer, a companhia não explicou o porquê desta decisão, mas a especulação aponta para declarações do diretor Fumuhiko Yasuda num recente vídeo nos bastidores de Rise of the Ronin.

No vídeo, Yasuda visita a cidade de Hagi e elogia Shōin Yoshida, um dos mais importantes intelectuais japoneses do século XIX e professor de muitas das figuras responsáveis pela Restauração Meiji no Japão.

O diretor de Rise of the Ronin compara Yoshida a Sócrates e diz que desde o início do desenvolvimento queria recriar os seus ensinamentos. Além de o elogiar como filósofo, Yasuda elogia Yoshida por ensinar "a importância de agir".

Yoshida é visto como um dos principais responsáveis por motivar os japoneses a reforçar o seu poder militar e tentar conquistar outros países como demonstração disso. Cerca de 20 anos após a sua morte, os japoneses pensaram em invadir a Coreia, algo que aconteceria cerca de 20 anos depois do primeiro debate se o fariam.

Para os coreanos, Yoshida é uma figura muito controversa e a sua inclusão em Rise of the Ronin despertou intensas críticas entre os jogadores coreanos, que não gostaram de ver o seu nome referido no vídeo.

Lê também