Roblox banido na Turquia por questões de exploração de menores
Empresa procura soluções para voltar a operar.
O acesso ao jogo online Roblox foi oficialmente bloqueado na Turquia devido a preocupações com a exploração de menores, conforme reportado pelo Insider Gaming. A decisão foi anunciada pelo Ministro da Justiça, Yılmaz Tunç, numa declaração publicada no X na quarta-feira.
Tunç sublinhou que a medida tem por base a necessidade de proteger os interesses das crianças, que são vistas como o futuro do país. "É dever de todos cuidar, proteger e apoiar os melhores interesses das nossas crianças", disse o ministro, acrescentando que a Turquia está empenhada em utilizar a tecnologia de forma positiva, sem tolerar a sua utilização para fins negativos.
No entanto, a declaração não forneceu mais pormenores sobre as razões específicas da proibição ou sobre o conteúdo considerado problemático.
Em resposta ao bloqueio, a Roblox afirmou que respeita as leis dos países em que opera e reforçou o seu compromisso com a segurança dos utilizadores. "Passámos quase 20 anos a fazer do Roblox uma das plataformas online mais seguras, especialmente para os jovens", afirmou a empresa. "Estamos comprometidos com a legislação local e esperamos trabalhar juntos para colocar o Roblox de volta em funcionamento na Turquia o mais rápido possível.
O Roblox já enfrentou problemas de segurança com menores. Recentemente, um artigo do Bloomberg revelou os problemas que a empresa enfrenta no combate aos predadores de crianças no jogo.
A medida surge no seguimento de uma investigação conduzida pela Procuradoria de Adana, que resultou na imposição de restrições ao acesso ao jogo e a ligações relacionadas em plataformas de aplicações. A decisão sublinha a importância da proteção das crianças e a necessidade de medidas rigorosas contra conteúdos nocivos.
"No âmbito da investigação levada a cabo pelo Gabinete do Procurador-Geral de Adana, o acesso à plataforma de jogos Roblox e às suas ligações nos mercados de aplicações foi bloqueado pelo 6.º Juízo de Paz Criminal de Adana no quadro das questões especificadas na "Lei sobre a regulamentação das publicações na Internet e a luta contra os crimes cometidos através dessas publicações"."