Rockstar melhora condições de trabalho depois da denúncia do crunch
Menos horas extra e contratos a tempo inteiro.
Meses depois do Kotaku ter denunciado as condições de trabalho na Rockstar Games e as horas extra excessivas, a companhia parece ter mudado a forma como trata os seus trabalhadores, de acordo com um novo relato do Kotaku.
Na Rockstar Lincoln, que era o estúdio com as piores condições, composto sobretudo por QA Testers, todos os trabalhadores que tinham contractos temporários passaram a ser funcionários a tempo inteiro, adianta o Kotaku com base em três fontes familiares com o estúdio. As mudanças no tipo de contracto trazem mais estabilidade e segurança aos trabalhadores.
As horas extras (conhecidas na indústria como crunch) também reduziram drasticamente. Durante mais de um ano era praticamente obrigatório continuar a trabalhar depois do horário de trabalho e nos fins-de-semanas. Agora, um funcionários que trabalha como QA Tester disse que a situação melhorou desde o ano anterior.
"Posso dizer honestamente que as coisas melhoraram desde o ano passado. Apenas trabalhamos um fim-de-semana de horas extra desde que falámos e foi inteiramente voluntário," disse um dos funcionários a Jason Schreier, repórter do Kotaku.
Os contractos a tempo inteiro entraram em vigor a 1 de Agosto. Por enquanto não sabemos se o mesmo tipo de tratamento foi aplicado aos trabalhadores com contratos temporários dos outros estúdios da Rockstar Games.
O crunch tem sido tema de debate constante na indústria dos videojogos. Depois de várias denúncias, é positivo ver que estão a acontecer mudanças que beneficiam aqueles que estão envolvidos na criação daquilo que todos adorámos: os videojogos.