Rovio: "A pirataria tem alguns benefícios"
Criador de Angry Birds afirma que espalha a marca.
Apesar da pirataria ser um dos graves problemas a nível mundial na distribuição de videojogos e respetivos lucros, certo é que parece existir um certo benefício em paralelo, pelo menos é assim que pensa Mikael Hed, CEO da Rovio, produtores de Angry Birds.
O executivo afirmou, durante a conferência Midem em Cannes (via The Guardian), que uma das vantagens da pirataria é que espalha a marca ou o conhecimento por parte do público da marca.
Mikael Hed acredita que a indústria dos videojogos deverá aprender da terrível forma que a indústria da música tentou combater a pirataria.
É referido que a pirataria nos videojogos não se resume, pelo menos no seu caso, à aplicação do jogo em si, mas também a todo o merchandise associado, que conforme afirma, "Existem toneladas e toneladas de merchandise, especialmente na Ásia, que não são produtos oficiais e licenciados".
Mikael acredita que uma legislação baseada em força bruta não fará nada para combater, e mais ainda, poderá ter é um efeito negativo na marca.
"Nós tiramos algo da indústria da música, que é parar de tratar os clientes como utilizadores e começar a tratar os clientes como fãs... A pirataria pode não ser uma coisa má: no final de contas poderá trazer ainda mais negócio", comenta Mikael.
Concordam com as suas palavras?