Passar para o conteúdo principal

Rumor: Próxima Xbox será lançada em 2020 juntamente com hardware de streaming

Os novos jogos serão compatíveis com ambos os dispositivos.

Não é novidade nenhuma que a Microsoft já está a trabalhar na sua consola de próxima geração, aliás, a própria companhia anunciou isso mesmo na sua conferência na E3 2018, deixando os fãs da marca a salivar por mais detalhes.

As novas informações sobre a próxima Xbox não vêm da Microsoft, mas antes do autor Brad Sams do Thurrott, uma fonte que já provou ser viável no que toca a informações adiantadas relativamente a produtos da Microsoft.

Na E3 2018 assistimos a várias companhias a apostarem em serviços de streaming e parte da estratégia da Microsoft para a próxima geração passa por aí. O plano é lançar duas peças de hardware: uma consola tradicional no estilo da Xbox 360 e da Xbox One; e outra consola muito menos capaz que vai correr os jogos através do serviço cloud da Microsoft.

Ainda não existem informações acerca das especificações da consola tradicional que a Microsoft vai lançar, apenas que está prevista chegar ao mercado em 2020. No entanto, é razoável assumir que a consola terá mais capacidades do que a Xbox One X, a consola que a Microsoft lançou em Novembro de 2017 e que continua a ser a consola mais poderosa do mercado.

"Está prevista chegar ao mercado em 2020"

Relativamente à consola de streaming, que juntamente com a consola tradicional pertencem a uma linha de dispositivos com o nome de código Scarlett, terá poder computação suficiente apenas para lidar com as tarefas locais como processamento de imagem, recepção dos controlos, detecção de colisões e outras pequenas coisas.

O restante poder da consola de streaming estará na Cloud. Recorrendo à sua rede de servidores espalhados pelo mundo, a Microsoft parece ter descoberto uma forma de lidar com a latência associada a jogar através de streaming. A vantagem desta consola é que será mais barata do que uma consola tradicional, embora o plano da Microsoft seja lucrar através de serviços de subscrição como o Xbox Live e Xbox Game Pass.

Todos os novos jogos vão correr em ambas as consolas, significando que não haverá uma separação da base de jogadores e que não haverá títulos exclusivos para nenhuma das consolas. A consola de streaming também está agendada para 2020 e está numa fase de desenvolvimento mais avançada do que a consola tradicional.

Será que a consola de streaming da Microsoft vai conseguir finalmente massificar esta tecnologia e apresentá-la de uma forma consistente e fiável?

Lê também