Rumores relatam que Hideo Kojima sentia-se limitado na Konami
Ele queria fazer jogos novos, enquanto que a Konami queria mais sequelas.
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain será o último jogo de Hideo Kojima na Konami, no entanto nenhuma das partes veio a público esclarecer o que aconteceu e porque é que aconteceu, e já foi confirmado que a companhia está a trabalhar num novo Metal Gear com uma nova equipa.
Segundo novos rumores, desta vez de uma suposta fonte anónima da Konami, "Hideo Kojima é muito apaixonado pela série Metal Gear e compreende a importância financeira de cada jogo. Ele quer fazer algo novo. Desde há uns tempos que Kojima queria acabar com a série. Mas nós na Konami precisamos de Metal Gear".
Esta fonte contou que Kojima queria crescer mais como produtor e que a Konami estava a limitá-lo pela visão que tinha da Kojima Productions, o que acabou por deteriorar a relação.
Nos últimos dias a Konami tentou diminuir a presença de Kojima na série, preparando o terreno para um futuro sem ele. Foram retiradas menções ao nome dele, modificaram-se contas oficiais nas redes sociais e a Kojima Productions Los Angeles passou a chamar-se Konami Los Angeles Studio.
Veremos se algum dia, a Konami ou o próprio Kojima, nos contam o que se passou na verdade.