Sackboy: Uma Grande Aventura review - Pequeno boneco, grande jogo
Abre o fecho e deixa-te surpreender.
Entre o catálogo inicial da PlayStation 5, Sackboy: Uma Grande Aventura é talvez o nome menos sonante. Entre colossais nomes como Spider-Man: Miles Morales e o remake de Demon's Souls, o spinoff de plataformas da autoria da Sumo Digital - que já tinha desenvolvido LittleBigPlanet 3 - pode parecer de menor importância, mas depois de abrirmos o fecho deste adorável boneco tricotado saíram muitas surpresas lá de dentro.
Sackboy: Uma Grande Aventura é uma experiência familiar para quem jogou LittleBigPlanet, mas também tem acentuadas diferenças que lhe garantem a sua própria identidade e valor. A estética característica de LittleBigPlanet, com níveis compostos por uma grande leque de materiais - papel, cartão, tecido, algodão, madeira, entre outros - permanece presente e encantadora. É um jogo muito bonito, que parece ter saído de algum tipo de sonho ou fantasia, e apropriado para miúdos e graúdos.
A estética vai ficando melhor à medida que vamos avançando para os mundos seguintes, que mudam de temática e apresentam novas personagens que ajudam o Sackboy a continuar a sua aventura para derrotar o temível Vex - raptou e escravizou todos os amigos do nosso protagonista, ameaçando construir uma máquina que vai desolar o Craftworld. Visitar um novo mundo implica também novas mecânicas que mantém a frescura dos níveis. Para um spinoff, fiquei surpreendido com a quantidade de níveis existentes, não é definitivamente um jogo pequeno.
Um jogo de plataformas muito animado
Inicialmente, Sackboy: Uma Grande Aventura é tímido e conservador. Os primeiros níveis são um tanto básicos e por isso pouco surpreendentes e cativantes, mas isso começa a mudar lentamente quando chegas aos últimos níveis do primeiro mundo. O jogo abre pouco-a-pouco o seu fecho, revelando surpresa atrás de surpresa. Os níveis vão ficando cada vez melhores: mais criativos e com desafios maiores, mas os meus favoritos são os níveis musicais. Sackboy: Uma Grande Aventura tem uma banda sonora fantástica, com temas como Let's Dance de David Bowie ou Uptown Funk de Mark Ronson. O fantástico destes níveis é que foram desenhados ao ritmo das melodias, com tudo a mexer-se simultaneamente com as notas musicais.
"Os níveis vão ficando cada vez melhores: mais criativos e com desafios maiores"
Todos os níveis contam com esferas colecionáveis, habilmente escondidas pela Sumo Digital em sítios que te obrigam a estar atento e a vasculhar os níveis para as encontrar. Alguns níveis têm apenas três destas esferas, enquanto outros podem ter seis. Coleccionar estas esferas é semi-obrigatório, isto é, vais precisar de ter um certo número acumulado para desbloqueares os últimos níveis de cada mundo (onde está o grande boss), mas isto acontece naturalmente. Nunca precisei de voltar atrás para coleccionar mais esferas, tinha sempre mais do que o número necessário. Fora isto, no final de cada nível também recebes um troféu - bronze, prata ou ouro - mediante a tua pontuação. Os trófeus são uma forma de desbloquear os muitos itens de personalização visual para Sackboy.
Embora no princípio fosse fácil cumprir todos os objectivos dos níveis logo à primeira, mais adiante provou ser um desafio. O jogo tem, portanto, um grande valor de repetição - um factor importante para quem gosta de saber que o dinheiro investido no jogo se traduz numa boa longevidade. Os níveis principais são complementados por níveis opcionais em que tens de correr contra o relógio. Aqui também existem troféus de bronze, prata ou ouro mediante o teu desempenho, e poderás depois comparar o teu tempo com o de outros jogadores.
Para já, sem modo cooperativo online
Se Sackboy: Uma Grande Aventura já é divertido quando jogas sozinho, imagina se juntares mais três amigos. O jogo tem suporte para modo cooperativo até quatro jogadores. Existem níveis específicos para o modo cooperativo (um ou dois por cada mundo), mas todos os outros níveis permitem-te jogar sozinho ou com companhia. Por enquanto, o modo cooperativo só funciona em modo local - a promessa é que o suporte para o modo cooperativo online será adicionada por actualização gratuita em Dezembro.
A localização para português em todos os jogos first-party da PlayStation já é uma garantia, mas no caso de Sackboy: Uma Grande Aventura está especialmente fantástica e brilhante. As vozes, a expressividade e as piadas assentam que nem uma luva nas personagens do jogo e nem por um momento consideramos alterar as vozes para a língua original. Adorámos o Rei Caranguejo com sotaque açoriano, mas a taça vai mesmo para a voz do vilão Vex - encaixa na perfeição e a forma de falar não podia ser mais vilanesca.
Um grande jogo para a pequena mascote da PlayStation
Para um spinoff, Sackboy: Uma Grande Aventura surpreende pela quantidade de investimento. Nota-se um empenho da Sumo Digital na criação deste título e disso resultou um sólido jogo de plataformas, com muitas surpresas, diversão e diferentes níveis. Perante os restantes títulos de lançamento da PlayStation 5, Sackboy: Uma Grande Aventura mantém a cabeça erguida e merece mérito. Embora lhe falte as ferramentas de criação, os fãs de LittleBigPlanet vão encontrar aqui algo que lhes vai agradar muito.
Prós: | Contras: |
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