Sakaguchi sobre The Last Story
Jogabilidade teve primazia sobre enredo.
Em entrevista com a própria Nintendo, Hironobu Sakaguchi, criador de Final Fantasy e agora de The Last Story que está a caminho da Wii, revelou que este foi apenas o seu terceiro jogo no qual a jogabilidade teve primazia sobre o enredo.
Sakaguchi explicou anteriormente só em Final Fantasy e Final Fantasy VII havia criado os elementos de jogo primeiro e depois a história. Algo que não fez em mais nenhum dos seus outros jogos.
"Existem...locais no jogo tais como o momento em que abres a porta de um castelo pela primeira vez, ficas a pensar, 'Gostaria de alguma história aqui'. Em The Last Story, especialmente porque não estava a usar o método tradicional mas comecei antes por implementar os sistemas de jogo, houveram alturas onde teria que começar por encontrar tais locais...estava a penar onde posso enterrar a história, tal como estava."
"É por isso que usei um novo método para escrever o enredo, tentar escreve-lo em mapas de unidades. Durante o processo de os tornar num jogo, pensaria 'onde posso terminar esta episódio?', e se a ordem pela qual enterrei as diferentes partes mudasse, houveram alturas onde também teria que mudar o curso da história."
Sakaguchi acredita que isto serviu para impedir que a percepção do auto sobre o seu próprio talento não ficasse no caminho da experiência.