Salário do CEO da Microsoft aumenta 63%, 79,1 milhões de dólares em 2024
Um contraste com os 2550 despedimentos.
O recente relatório financeiro da Microsoft revelou que o salário do CEO Satya Nadella para o ano fiscal de 2024 registou um aumento de 63%, atingindo cerca de 79,1 milhões de dólares. Este aumento surge após um ano em que a Microsoft registou um crescimento financeiro impulsionado pela expansão do seu portefólio de inteligência artificial. A Microsoft atingiu um valor de mercado superior a 3 mil milhões de dólares, apesar de um ambiente instável para os funcionários, marcado por despedimentos em sectores como a Xbox e as divisões de jogos da Bethesda.
Nadella solicitou também uma redução do seu bónus em dinheiro, após problemas de cibersegurança que afetaram clientes e agências governamentais. Perante incidentes como a pirataria informática das contas de correio eletrónico dos executivos da empresa, Nadella pediu ao conselho de administração que reduzisse a sua compensação em dinheiro em mais de 50%.
O aumento do salário de Satya Nadella em 2024 é motivado pelo desempenho financeiro da Microsoft e pela valorização do preço das ações, impulsionado pelo crescimento do portefólio de IA e pelo aumento do valor de mercado para mais de 3 mil milhões de dólares.
No entanto, este ajuste acontece num contexto de cortes internos, com 2.550 despedimentos ao longo do ano, principalmente nas áreas de jogos e Xbox. Embora o aumento do salário de Nadella signifique que a Microsoft está a ter um bom desempenho no mercado, o contraste com os despedimentos levanta questões sobre a valorização dos funcionários face aos resultados financeiros.