Satoru Iwata na GDC 09
Novo Zelda DS, novos títulos WiiWare e mais.
A nossa cobertura em direto deste evento já terminou.
Sejam bem-vindos à Games Developer Conferece. Estamos todos ansiosos para saber o que tem Satoru Iwata para nos contar.
Muitos acreditam que grandes novidades vão ser anunciadas e nós cá estamos para acompanhar.
Grande ansiedade para descobrir o que a Nintendo tem escondido e foi pedido para que as câmaras sejam desligadas após os primeiros cinco minutos do discurso de Iwata.
Algo que está a ajudar a dar asas a suspeitas sobre grandes novidades.
Reggie Fils-Aime e Cammie Dunaway estão presentes e à espera do homem que reúne todas as atenções.
Novo Zelda? Novo Mario? Novos títulos WiiWare? Melhores opções de armazenamento de dados para a Wii?
Será que Iwata vai revelar alguma coisa sobre o que os fãs mais esperam ouvir?
Megan Scavio, directora executiva da GDC, sobe ao palco enquanto se espera por Iwata.
Iwata já está no palco preparado para o seu discurso.
Iwata dispensa tradutores e fala em Inglês. A Wii tornou-se na consola que mais unidades vendeu em menor espaço de tempo ao atingir os 50 milhões de unidades enviadas para as lojas.
Nos últimos 3 anos o mercado na Europa e na América expandiu rapidamente e os videojogos são aceites agora por mais pessoas do que nunca. Gráficos são mostrados para exemplificar.
Iwata agradece do fundo do coração a todos.
O presidente da Nintendo compreende que algumas pessoas se sintam incomodadas com o crescimento da audiência e também preocupados que apenas jogos Nintendo tem sucesso nas consolas Nintendo. Tal não é verdade e Iwata vai mais à frente explicar.
Iwata está agora a falar do tempo em que trabalhava numa companhia antes de ir para a Nintendo. Conta-nos que visitou Miyamoto e que lhe mostrou um jogo e que este respondeu que dentro de alguns meses fica bom, "meses, apenas temos dois dias", respondeu Iwata.
Iawata fala sobre como as pressões financeiras afectam o tempo de desenvolvimento, jogos de pior qualidade resultam em vendas fracas.
"Acredito que a Nintendo conseguiu fazer melhores jogos simplesmente porque tinha mais dinheiro, o que lhes dava tempo."
Iwata acredita que nos dias de hoje as coisas mudaram e depois de surgir uma foto de Miyamoto a sorrir, Iwata anuncia que vai falar sobre ele.
"Os seus conceitos começam quase sempre da mesma forma - simplesmente a observar outras pessoas. Adora fazer isto. Se ele vê algo que as pessoas gostam então pensa nisso e sobre que parte dessa actividade é divertida."
"Os seus passatempos tornam-se em jogos e quando começou a fazer jardinagem fez o Pikmin. Quando comprou um cão, surpreendeu os seus colegas ao anunciar que iam trabalhar num projecto chamado Nintendogs."
"Ele nunca escreve nada, as ideias estão todas na sua cabeça e por isso tive que lhe pedir que não falasse sobre os seus passatempos quando não está a trabalhar."
Iwata mostra um protótipo de Wii Sports Boxing onde o destaque eram os novos comandos e apenas servia para exemplificar como iriam funcionar.
Miyamoto gosta de trabalhar com equipas pequenas e é um perfeccionista. A cada nova fase do desenvolvimento, decide quais os elementos que devem ser eliminados de uma forma perfeita.
Miyamoto gosta de trabalhar com o método de tentativa e erro, tal acontece muito durante o desenvolvimento e a fase do protótipo pode durar até dois anos e é muito cansativa para a equipa que pode ter que deixar esse projecto de lado para se concentrar noutra coisa.
Iawata fala sobre como é curioso que Miyamoto que foi seu mentor agora tem que responder perante ele. Fotos de ambos no escritório são mostradas.
É uma parceria agradável mas nem sempre. Por vezes Miyamoto decide alterar completamente uma ideia, mesmo quando o seu núcleo já está pronto, mas ele não fica irritado com os seus colegas, ele ajuda-os a compreender melhor o que devem fazer.
"Ele ajuda a recolocar os pratos que espalhou explicando como devem ser organizados. Alguns pratos podem ser removidos mas nunca deitados fora."
"Muitos esperavam que Nintendogs e Super Mario Galaxy fossem títulos de lançamento. Ao menos conseguiu completar Wii Sports a tempo."
Iwata mostra agora outra foto de Miyamoto e conta como este gosta de aleatoriamente "raptar" funcionários, dar-lhes um comando para a mão e deixar que se comecem a divertir, sem quaisquer perguntas ou instruções.
Miyamoto acredita que os "raptados" devem descobrir por si mesmos e é mostrada uma foto de Miyamoto a espreitar por cima do ombro de uma mulher que joga DS sem se aperceber da presença dele.
Iwata fala sobre como a Nintendo e Miyamoto gostam de surpreender os consumidores e esta é uma das filosofias da companhia.
O produtor de música Tsunku contactou Iwata em 2004 para criarem um jogo e Iwata juntou Sakamoto e Osawa no projecto. "Como pode um jogo de ritmo ser bom se os próprios produtores não tem ritmo?"
Pela primeira vez na vida Iwata teve que aprovar um orçamento para lições de dança e daí nasceu Rizumu Tengoku.
Rhythm Heaven para a DS surge no ecrã e algumas das suas funcionalidades são mostradas, como usar o stylus para tirar fotos ou fazer animais dançar.
A equipa base de Rhythm Heaven foi composta apenas por 3 pessoas que passaram mais de um ano a com que Rizumu Tengoku do GBA se tornasse em Rhythm Heaven para a DS. A versão DS vendeu mais de 1.7 milhões de unidades no Japão.
Iwata relembra que o jogo chega daqui a 11 dias e que todos na audiência tem direito a uma cópia grátis.
Iwata continua a falar sobre a capacidade dos jogos surpreenderem as pessoas e fala em Spore e Guitar Hero.
Iwata volta ás estatísticas e refere que 20% dos compradores de uma Wii Americanos, nunca tinham tido uma consola antes. Sobre a DS, 47% dos compradores no ano passado na América foram mulheres.
Iwata fala agora sobre a dedicação ao público mais acérrimo e mais dedicado aos videojogos. Fala sobre a Virtual Console.
Novo gráfico que revela que Wii Balance Board já vendeu cerca de 14 milhões de unidades na América.
Novo jogo WiiWare anunciado. Tem como nome Rock and Roll Climber e faz uso do Balance Board.
Aparentemente vamos ter que simular o escalar de paredes com o uso dos comandos e do balance board.
Iwata volta a falar no WiiWare e sobre como a maior parte dos títulos são de outras companhias.
Bill Trinen sobe ao palco para mostrar uma nova solução de armazenamento para a Wii.
Wii Menu System 4.0 vai introduzir várias melhorias como um ícone de cartão SD que nos leva para um ecrã de um cartão SD. Trinen explica que agora é possível descarregar conteúdos directamente para os cartões SD de alta capacidade que agora são suportados pela Wii. Já não existe o limite de 2GB.
Também vai ser possível iniciar conteúdos directamente do cartão de forma rápida e simples.
A actualização já está disponível para ser descarregada.
My Life as a Darklord Final Fantasy Chrystal Chronicles chega este ano e também Final Fantasy IV The After Years
Em Maio os primeiros jogos Final fantasy vão chegar à Virtual Console e já na próxima semana a Square Enix vai revelar mais detalhes.
Trinen vai mostrar dois novos jogos DSiWare. O primeiro é Moving Memo (nome provisório).
Neste jogo podemos desenhar e verdadeiramente dar vida aos desenhos. Até podemos usar o micro da consola para atribuir sons.
Podemos mandar as nossas animações para um servidor central e descarregar animações feitas por outras pessoas.
WarioWare Snap, o segundo jogo DSiWare. Este jogo faz uso da câmara e temos que tirar uma foto nossa antes de começar a jogar.
Neste jogo temos que toar em bolas que surgem no ecrã e realizar outras tarefas que são gravadas pela consola para depois podermos ver a nossa prestação.
Vendas da DSi atingiram os 2 milhões, diz Iwata que entretanto regressou. Na América a Amazon diz que existem mais reservas para a DSi do que as reservas algumas vez feitas para qualquer outra consola. Na Gamestop as pré-reservas são o dobro da DS original.
Iwata fala sobre como não se esquecem dos jogadores mais dedicados à Nintendo e refere que Space Harrier, Mappy, Star Force, Emeraldia, Return of Lishtar vão chegar à Virtual Console.
Mappy, Star Force, The Tower of Druaga e Galaga 3 vão chegar à Virtual Console Europeia com um custo de 500 pontos Wii cada.
Iwata anuncia o novo The Legend of Zelda Spirit Tracks, novo jogo para a DS.
O jogo sai este ano e por enquanto o título é provisório. Spirit Tracks conta com um visual similar a Phantom Hourglass.
"Durante a grande depressão nos anos 30, grandes invenções foram feitas", diz Iwata.
"O futuro dos videojogos está nas nossas mãos e mal posso esperar para que nos mostrem as vossas surpresas". Com isto se despede Iwata e é o final do seu discurso.
Obrigado por se terem juntado a nós e esperamos que tenham gostado das novidades.