SBK 09 World Championship
Ases indomáveis!
As grandes categorias oficiais dos desportos motorizados elevados à escala global funcionam sempre como um particular atractivo para os adeptos das diversas modalidades quando produtoras e editoras deitam mãos à obra para facilitar o contacto com as provas a partir de corridas e fins-de-semana virtuais. Embora os antros da Fórmula 1 e do WRC estejam, nesta altura, menos explorados do que há uns anos, a categoria das duas rodas, sob a forma de Moto GP ou campeonato do mundo de Superbikes, segue monopolizada pela fiel representação à medida que são definidas orientações e aplicados novos mecanismos que sirvam de agrado aos entusiastas e amantes das duas rodas endiabradas.
Sediada em Milão, Itália e sendo desde 1996 (o ano da fundação) uma empresa dedicada à produção de software lúdico, a Milestone tem a cargo, desde 1998, o desenvolvimento e promoção de jogos em torno da licença oficial do campeonato do mundo de Superbikes. Nem todos se recordarão do histórico de jogos lançados por esta produtora, mas antes do acordo com a Electronic Arts que lhes valeu a entrada no mundo das simulações das duas rodas, a Milestone desenvolveu um dos jogos de culto para os amantes dos ralis. Screamer Rally saiu em 1997 e graças a uma física cativante, mas dentro de uma toada “arcade”, ao mesmo tempo que eram exibidos gráficos e passagens notáveis, em pouco tempo se ergeu um “sleeper hit” dentro do género que rivalizou, em grande escala, com o carismático Sega Rally da Sega.
Depois de ter entregue no final da temporada passada para os sistemas da presente geração a evolução do campeonato Moto GP, este ano é a oportunidade para facultar tudo o que há de oficial relativamente à temporada de 2009 das Superbikes. Desde equipas, pilotos, motos e circuitos, não há detalhe que tenha escapado. Para nós é de particular interesse a admissão do novíssimo Autódromo Internacional do Algarve (inaugurado em 2008 para logo receber a prova das Superbikes) às lides virtuais, aquela que para muitos é considerada uma pista da “velha guarda” graças a um conjunto de curvas cegas, entre inclinações e descidas abruptas “old school” que já mereceram a aprovação com distinção de figuras como Schumacher, Vettel, entre outros.
Autenticidade. É uma das máximas para a Milestone que volta a sublinhar cada singular aspecto da pista, das motos e reacções causadas pelos pilotos às “travessuras” das “bikes”. O mesmo não se poderá dizer do ambiente ao redor das pistas, algo omisso e despido de particular caracterização. Porém e arriscando uma volta rápida a concentração subsume-se à sensação de velocidade despertada pelos imponentes blocos de cilindros produzidos pelos mais diversos fabricantes como Aprilia Racing, BMW, Ducati, Kawasaki, Suzuki, entre muitas outras. À semelhança das iterações prévias da licença, o acento tónico dos produtores volta a incidir na exigência da simulação sendo que o termo da física e realismo em pista pode ser domesticado pelo jogador, mediante um conjunto de opções que facilitam e tornam a experiência geralmente “arcade”. Neste caso não há margem para grandes idas à gravilha, danos e quedas aparatosas como manda a disciplina. É que esse promete ser um dos pontos de destaque no jogo. Danos visíveis e autênticos que perturbam a normal progressão em prova.
Como não poderia deixar de ser, a competição em rede até oito jogadores é uma garantia, assim como uma mão cheia de modos de jogo a explorar na vertente solitária. A interacção com os engenheiros de pista, tal como sucede na realidade, terá um papel decisivo na obtenção dos melhores resultados. Um bom conselheiro é uma fonte para o sucesso, pelo que em função dos resultados obtidos no teste caberá ao jogador colher a informação e materializar os dados num “set up” ideal para as exigências da pista.
Por tudo isto não deixam de sobrar razões para encarar com optimismo a chegada, em breve, de SBK 09 às consolas da presente geração. Para lá da recreação completa do campeonato oficial adaptado à presente edição a Milestone opta por uma postura defensiva quanto à experiência de jogo. Porém, só uma versão final permitirá aquilatar sobre as virtudes resultantes das novas funções e apurar, então sim, se a máquina está suficientemente oleada e à temperatura ideal para umas voltas com a faca entre os dentes.