Passar para o conteúdo principal

Scalpers estão a prejudicar a "saúde" da PS5, dizem analistas

Rácio de jogos por consolas vendidas é baixo.

Os revendedores sem escrúpulos, os scalpers, estão a prejudicar os jogadores que querem comprar uma consola de nova geração para jogar nela e também estão a prejudicar a PlayStation 5, ao impedir que mais pessoas comprem a sua unidade e jogos para ela.

Essa é a realidade que nos apresenta o Bloomberg com base em números oficiais registados no Japão, mas que pode ser aplicada a praticamente a todo o mundo, onde o stock da PS5 está esgotado e os revendedores inundam sites como eBay com consolas ao dobro do preço.

Num ano marcado por uma pandemia, a produção e distribuição de consolas está a enfrentar inesperados desafios e tanto a Sony como a Microsoft lutam para colocar mais unidades nas lojas para satisfazer a procura.

Os revendedores sem escrúpulos aproveitam-se da elevada procura e através de bots para obter várias unidades de produtos altamente cobiçados para revenda a preços exorbitantes, algo que já está a chamar a atenção de políticos no Reino Unido, criando problemas de stock e privando consumidores de comprar uma consola, o que causa indignação e críticas às companhias e lojas.

No caso da Sony, os especialistas acreditam mesmo que isto será mais prejudicial do que muitos pensam pois apesar de conseguir vender as consolas, os scalpers impedem que outros jogadores transitem para a PS5 e acabará por vender menos jogos, prejudicando as suas finanças.

"A PS5 poderá perder uma incrível oportunidade de mudar para uma espiral ascendente de bom hardware e software. A pico da plataforma será provavelmente baixo e a receita total da plataforma não será tão forte quanto esperado" diz Kazunori Ito da Morningstar Research a respeito da atual situação.

Enquanto as lojas tentam implementar medidas anti-bots, a venda de consolas torna-se incrivelmente importante pois permitirá que mais pessoas comprem jogos, onde as companhias conseguem obter lucro no lançamento de uma nova consola. No Japão, foram vendidas perto de 213 mil consolas PS5, mas apenas 63 mil jogos físicos para a PS5.

É um número muito reduzido de jogos vendidos, mesmo tendo em conta a retrocompatibilidade PS4, a oferta de Astro's Playroom e o crescente rácio digital.

"Mesmo se tivermos em conta as compras digitais, a percentagem de consolas PS5 vendidas atualmente em uso não é assim tão elevado, significando que a atual procura está restrita pelos revendedores que procuram lucro," diz Hideki Yasuda da Ace Research Institute.

Estes analistas que conversaram com o Bloomberg relembram ainda que a Sony está a gastar até 10x mais dinheiro no transporte aéreo das consolas e ao não vender mais jogos está a perder dinheiro e prejudicar mais do que as suas finanças, está a prejudicar a "saúde" da PS5 a longo prazo.

Lê também