Scorn está mesmo a caminho da PS5
Confirmado e acompanhado com novo trailer.
Depois de várias pistas, eis que surge finalmente a confirmação oficial de que Scorn está mesmo a caminho da PlayStation 5 e chega no final deste ano.
Esta revelação vem acompanhada por um novo trailer, dedicado à consola da Sony, onde também se pode ver que existirá uma versão física em formato Deluxe Edition que inclui um livro de arte digital, uma versão digital da banda sonora original composta por Aethek & Lustmord e, apenas disponível em retalhistas selecionados, um SteelBook exclusivo.
Quando pensavas que a poeira tinha assentado, uma presença sinistra volta a agitar-se das profundezas da escuridão. Prepara-te para mergulhar no universo arrepiante e macabro de Scorn na PS5 neste outono, também disponível no retalho com uma Edição Deluxe física.
A equipa salienta as diversas possibilidades trazidas pelo hardware da PS5 para Scorn, principalmente através do comando sem fios DualSense, que permite uma nova forma de se jogar, com novas sensações permitidas pelos gatilhos adaptativos e as funcionalidades hápticas.
Quando estávamos a desenvolver o jogo para a PlayStation 5, tivemos finalmente a oportunidade de explorar o potencial do comando sem fios DualSense para mergulhar ainda mais neste mundo distorcido, alargando a experiência sinestésica de Scorn. Permite-nos aprofundar a imersão do jogador e deixar o mundo inteiro "respirar" de uma nova forma. Uma vez que não há diálogos falados no jogo, colocámos uma forte ênfase na narração ambiental, pelo que a háptica é uma excelente adição a esta experiência audiovisual peculiar.
A personagem principal do jogo interage com o mundo utilizando principalmente as mãos. A maior parte destas interações são também dolorosas para a personagem. É aí que a háptica entra em ação. A imagem oferecida aos olhos do jogador é dolorosa por si só, mas queríamos aumentar esta sensação dando uma sensação às mãos que seguram o comando. Os jogadores também podem sentir as direções dos tácteis (mão esquerda ou direita), tornando a experiência ainda mais intensa.
Desde a mais pequena interação, como sentir o ruído baixo de um ecrã orgânico montado na cabeça, até às situações em que os jogadores se encontram em encontros terríveis e perigosos, a sensação de imersão é elevada com a háptica do comando DualSense, que equilibra a intensidade da vibração de acordo com os sons do jogo.
Também utilizámos de forma imersiva os gatilhos adaptativos do comando DualSense quando o jogador precisa de utilizar ferramentas e armas para sobreviver. Cada arma ou ferramenta tem uma sensação de peso subtil, mas diferente. Por exemplo, a ferramenta corpo a corpo tipo pistão, usada para acionar diferentes engenhocas e, ocasionalmente, em tentativas desesperadas de autodefesa, tem uma resistência específica no gatilho que, quando usada em conjunto com a sensação háptica, aumenta o efeito desejado.
Por fim, a barra de luz do comando DualSense representa a saúde do jogador, mudando de cor em situações adequadas. É uma pequena adição ao HUD minimalista de Scorn. A ideia é que o jogador possa obter uma informação imediata sobre o seu estado de saúde enquanto joga.