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Sébastien Loeb Rally Evo quer ser o campeão dos jogos de ralis

O piloto com mais campeonatos ganhos entra no mundo da condução virtual.

Há mais de vinte anos a produzir experiências automobilísticas, a Milestone (sediada em Milão) detém um vastíssimo currículo. Desde clássicos jogos arcade até às simulações automóveis, passando pelas licenças oficiais como o WRC, a sua produção é reconhecida pelos fãs do desporto automóvel. Um dos primeiros jogos da companhia que evoco precisamente dentro do género, é justamente Screamer Rally, um notável jogo arcade, lançado em 1997 para o PC e que fazendo uso dos efeitos gráficos Voodoo 3dfx brotou magníficos efeitos visuais, numa cadência impressionante, ombreando facilmente com o clássico Sega Rally, da Sega AM2.

Curiosamente, o final dos anos noventa está marcado pelo aceso desenvolvimento de jogos baseados no mundo automóvel. Os japoneses da Polyphony Digital abriram as portas com o jogo que mudaria a produção de jogos de automóveis para consolas. Gran Turismo é um marco na história dos videojogos e um jogo central, mas progressivamente os estúdios europeus (principalmente os britânicos, compreendendo-se a sua devoção pelo desporto automóvel) foram desenvolvendo novos trabalhos, impulsionados pelo sucesso estrondoso de Gran Turismo, o jogo de Kazunori Yamauchi, e assim começaram a surgir os mais diferentes jogos, baseados em campeonatos e categorias especiais. Nessa época sedimentaram-se as ligações a pilotos oficiais, com jogos que tiravam partido de um carro e um piloto campeões. Assim surgiu Colin McRae Rally (1998, Codemasters), e outros como Tommy Makkinen Rally (1998) e o inesquecível Richard Burns Rally (2004), muito conhecido pelo seu pico de dificuldade.

O rali da Suécia é uma espécie de Mil Lagos (Finlândia), só que com neve.

"Sébastien Loeb Rally Evo afasta-se da licença oficial do WRC, espartilhada no número específico de provas, carros e pilotos, e canaliza as atenções para o que dá relevo aos ralis."

Tendo à sua disposição a licença WRC, os italianos da Milestone realizaram diversas produções sob a chancela da FIA, apresentando carros, pilotos e provas do mundial de ralis. Porém e depois de um abrandamento em termos de fulgor da licença na parte final da geração anterior de consolas, o estúdio italiano entendeu que o desenvolvimento de um novo jogo de ralis para a nova geração de plataformas teria de assinalar um começo, uma evolução.

Nada melhor por isso que inscrever na capa o nome maior (em termos de triunfos e campeonatos ganhos) dentro dos ralis: Sébastian Loeb, o francês nove vezes campeão do mundo (recorde) e vencedor de 78 ralis (outro recorde). Estes são apenas alguns dos seus impressionantes feitos e que tão cedo não serão ultrapassados. Apoiado por uma equipa de sucesso (a Citroen), o francês escreveu uma página a ouro na história dos ralis. Ao contar com o seu apoio e envolvimento no fabrico de Sébastien Loeb Rally Evo, a Milestone pretende atingir um grau de evolução nunca antes visto num dos seus jogos.

Sébastien Loeb Rally Evo afasta-se da licença oficial do WRC, espartilhada no número específico de provas, carros e pilotos, e canaliza as atenções para o que dá relevo aos ralis. Desde as provas mais importantes como Pikes Peak, até aos furiosos bólides equipados a rigor para subir essa montanha a velocidades estonteantes, passando pelas clássicas super especiais de ralicross, o jogo inspira-se no melhor piloto de sempre de ralis para apresentar aquela que poderá ser uma experiência genuína e focada na paixão que alimenta os ralis.

Com este jogo a Milestone espera chegar não só aos fãs de ralis mas adeptos das corridas virtuais, apostando em provas como Pikes Peak por forma a melhorar a experiência de jogo.

Num evento organizado pela Bandai Namco em Madrid, tivemos a oportunidade de jogar em primeira mão a nova entrega da Milestone. A demonstração disponível para a PlayStation 4 apresentava dois troços de rali cronometrados: um na Suécia e outro na Austrália. Interessa ressalvar que as demonstrações disponíveis ainda fazem parte de um produto em desenvolvimento, servindo unicamente como aperitivo inicial e umas luzes sobre como será o jogo. Assim se justifica por exemplo a ausência de luzes acesas ao pressionar os travões, assim como outros pormenores que ainda se encontram em desenvolvimento, não se podendo, de todo, retirar desta parte um juízo definitivo sobre o jogo.

De qualquer modo, as duas classificativas, do tipo tradicional, destacavam-se por apresentarem pisos diferentes. Na neve, manter o carro em pista é um processo mais delicado enquanto que na terra, por força da maior tracção ao solo e com os pneus certos, o veículo adere melhor e posiciona-se bem para sair da curva a grande velocidade. Parece no entanto faltar ainda algum ajuste em termos de peso do bólide, por vezes algo demasiado leve e controlável quando na realidade algumas más colocações em curva não permitam mudar de trajectória nos últimos instantes. Talvez este seja um detalhe mais atinente aos simuladores, até porque não pudemos mudar o "set up" do carro, eventualmente calibrado para uma condução intermédia.

O modelo escolhido é o último Citroen conduzido por Sébastien Loeb, aqui com um grau de detalhe elevado. Em termos gráficos, não há grandes comparações possíveis com os últimos WRC's. Os carros apresentam muitos pormenores, mostram-se mais danificados depois de um acidente e até as superfícies rugosas dos pneus são visíveis a grande distância. Em termos de iluminação há uma grande evolução, com fortes contrastes, a partir de um sistema de luz em tempo real, incrementando o realismo. As pistas apresentam uma vegetação mais convincente e detalhada, embora por vezes sem grande público a assistir e sem o calor humano e vibração que normalmente contagiam as especiais.

Veremos de que forma os diferentes pisos irão afectar o comportamento do carro e se as escolhas dos pneus terão um papel preponderante no alcance dos melhores tempos.

No que respeita ao conteúdo, Sébastien Loeb Rally Evo compreenderá veículos oficiais de rali, desde os anos sessenta até à actualidade, com várias marcas associadas ao jogo (vinte marcas), desde Alpine, Audi, Citroen, Suzuki, Toyota, só para citar algumas. Os carros que acompanharam Loeb ao longo da sua carreira estarão naturalmente disponíveis. Em termos de especiais e provas, o produtor do jogo fala-nos em mais de 300 km de pistas, integradas em quase uma dezena de ralis, albergando os troços cronometrados mas também provas de ralisprint. Pikes Peak estará presente, na sua extensão de 20 exigentes km.

Quanto aos modos de jogo, a Milestone aposta num desafio lançado por Sébastien Loeb, embora ainda permaneça omissa quanto a detalhes. Do todo o modo perspectivam-se os tradicionais modos carreira, divididos por diferentes categorias, a juntar aos diferentes modos online. Falta saber se haverá algum tutorial ou uma escola dirigida por Loeb e que permitirá a cada jogador entrar no mundo virtual dos ralis com as dicas do maior campeão de sempre. Não obstante a escassez de troços e provas disponíveis na demonstração, parece-nos que Sébastien Loeb Rally Evo é claramente uma melhoria quando comparado com as anteriores versões do WRC. Há alguns aspectos atinentes à condução que gostaríamos de ver melhorados (uma condução mais dura) mas para já os primeiros sinais destas novas coordenadas dos ralis são bastante positivos. O jogo ainda se encontra em desenvolvimento e só será lançado a partir de Outubro. Sairá para a PS4, Xbox One e PC.

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