Segundo analistas, as vendas da Xbox One e PS4 na China são decepcionantes
Vendas combinadas foram de 550 mil unidades num país com mais de mil milhões de habitantes.
Se tivermos em conta a agência de notação Niko Partners, os tão demorados lançamentos da PlayStation 4 e Xbox One na China parecem não estar a corresponder às expectativas da Sony e da Microsoft.
Segundo os dados da agência, as vendas combinadas das duas consolas na China não ultrapassam as 550 mil unidades em 2015.
Com uma população com mais de mil milhões de habitantes e com uma classe média em ascensão, a China tem potencial para ser o maior mercado do mundo de videojogos. No entanto o lançamento das duas consolas naquele país foi um bocado atribulado.
Enquanto que a Microsoft esperava ganhar milhões de fãs na China, os rumores apontavam para que a consola tivesse vendido apenas 100 mil unidades no lançamento. E a Microsoft ainda não revelou números oficiais.
Deste então a companhia americana baixou o preço da sua consola de 3699 Yuan (500€) para 2999 Yuan (435€) com a finalidade de estimular as vendas.
A PlayStation 4, inicialmente tinha sido adiada por uns dias mas acabou por ser lançada apenas em março quando se esperava que ela chegasse em janeiro.
Os jogos mais importantes, como Grand Theft Auto V e Call of Duty, ainda não foram lançados na região devido às leis restritivas daquele país no que diz respeito a conteúdo adulto.
Para a Niko Partners a única forma de fazer com que as vendas ganhem novo fulgor, será baixar o preço das duas consolas e que a China seja mais benevolente nas suas regras, permitindo assim a entrada de mais super produções, que na sua maioria, incluem cenas de violência.