Segundo o IGN, a Pixar descartou referências LGBT em Inside Out 2 após o fracasso de Lightyear
Sucesso de bilheteira à custa de despedimentos, exaustão e mau ambiente.
Embora Inside Out 2 tenha batido recordes de bilheteira, tornando-se o filme da Pixar com maior receita de sempre, a jornada para o seu sucesso parece está longe de ser um conto de fadas. De acordo com um artigo publicado recentemente pelo IGN, o triunfo do estúdio teve um custo elevado para os seus funcionários.
Como relatado pelo IGN, apesar do sucesso da crítica e comercial do filme, muitos dos trabalhadores por detrás de Inside Out 2 estão a lutar por uma vitória agridoce. A decisão do estúdio de despedir 14% do seu pessoal, incluindo 175 colaboradores, em maio, deixou um sabor amargo na boca daqueles que contribuíram para o sucesso do filme.
“É uma reviravolta impressionante quando se considera as recentes dificuldades do estúdio”, escreve a IGN. “E quem não gosta de uma história de redenção, especialmente quando uma marca tão amada e nostálgica como a Pixar está envolvida?” No entanto, para muitos dos funcionários, a realidade é muito mais complexa.
Várias fontes descreveram uma crise "sem precedentes" à volta de Inside Out 2, com os animadores a trabalharem sete dias por semana e os trabalhadores da produção a serem "atirados para trabalhos que nunca tinham feito antes". A pressão para conseguir um êxito para o estúdio em dificuldades era imensa e afetou os funcionários.
“Há uma quantidade incrível de pessoas que pensam: 'Não consigo continuar a fazer isto'”, disse um antigo funcionário ao IGN.
Para além da carga de trabalho extenuante, os despedimentos tiveram um impacto financeiro significativo nos funcionários afetados. Muitos têm dificuldades em pagar as contas e o bónus que esperavam receber por Inside Out 2 está agora fora de alcance.
O artigo também lança luz sobre a cultura interna da Pixar. Alguns funcionários alegam que o estúdio está demasiado dependente do Diretor Criativo Pete Docter e hesita em abraçar temas LGBTQ+. Isto levou a estrangulamentos criativos e a um sentimento de estagnação entre a força de trabalho.
A representação LGBTQ+ em Inside Out 2 tornou-se um ponto central de discussão. Várias fontes afirmam que a equipa criativa sofreu pressões internas para “tornar Riley menos gay”, o que levou a várias edições no filme. Esta interferência na narrativa original levou à frustração da equipa e levantou questões sobre a autenticidade da representação LGBTQIA+ na produção.
Ainda segundo o artigo, a contestação em relação à sexualidade de Riley em Inside Out 2 teve um impacto significativo tanto na produção do filme como na cultura interna da Pixar. Os funcionários relataram que se sentiram pressionados a modificar a narrativa para atender a exigências que consideravam conservadoras. Esta alegada atmosfera de auto-censura, combinada com a pressão para obter resultados, contribuiu para um ambiente de trabalho tenso e desgastante.
A verdade é que Inside Out 2 foi um enorme sucesso em 2024, excedendo as expectativas tanto nas bilheteiras como nas críticas. O filme bateu recordes, com a maior abertura global de um filme de animação, arrecadando uns impressionantes 295 milhões de dólares no seu primeiro fim de semana. Só nos Estados Unidos, o filme arrecadou 154 milhões de dólares, tornando-se a segunda maior abertura de um filme de animação na região, atrás apenas de Os Incríveis 2.