Sequela de Black esteve nos planos
Rendition.
Black foi lançado em 2006 e recebeu imensos elogios, sendo descrito como uma abordagem revolucionária da Criterion Games ao género de jogos de tiros na primeira pessoa.
De acordo com vários ex-funcionários da Criterion, uma sequela de Black esteve em desenvolvimento e nos planos estavam funcionalidades como cooperativo e jogo em rede, com um sistema que permitira ressuscitar um jogador abatido, mas como bem sabes, estes planos não foram concretizados.
Rendition era o subtítulo da sequela de Black, partilhou Ben Minto que trabalhou no som do original. O jogo estaria focado em tropas dos Estados Unidos que executavam missões no estrangeiro, mas não tem a certeza que a história de Black: Rendition estava totalmente escrita,.
Michael Othen, designer de níveis em Black, acrescentou que a sequela iria apostar numa mecânica que te permitia proteger atrás de pontos estratégicos, para gameplay orgânico e intuitivo, com uma boa inteligência artificial dos inimigos para se moverem pelos cenários.
O grande dinamismo do movimento era uma grande aposta da equipa para Black: Rendition, influenciado por filmes e de acordo com Richard Bunn, designer no primeiro jogo, os cenários realistas seriam uma das outras grandes apostas.
A equipa construiu um nível, na Coreia, onde a equipa falhava em travar o lançamento de um míssil e esse nível é descrito como uma grande área aberta, com vários objetos que podiam ser usados como cobertura.
Quando ao porquê de Black: Rendition ter sido cancelado, dizem que a Criterion estava focada em Burnout Paradise e o mercado saturado de jogos de tiros na primeira pessoa, mesmo dentro dos estúdios da EA.