Shenmue HD - análise aos remasters: melhorias são escassas mas os ports são geniais
Clássico genuíno para consola remasterizado para hardware moderno.
Pode não ser o remaster / remake completo que estávamos à espera, mas Shenmue e a sua sequela podem finalmente ser corridos em hardware moderno, cortesia da Sega e da produtora d3t. Versões para a PlayStation 4, Xbox One e PC estão disponíveis, cada uma delas oferecendo uma conversão notavelmente próxima dos originais da Dreamcast, com um ou dois ajustes interessantes.
Comecemos pelo primeiro jogo. Não é surpresa nenhuma o facto de Shenmue HD oferecer uma experiência de resolução mais alta. Em todas as consolas Xbox e PlayStation, Shenmue HD opera com uma contagem de pixels de 1080p - quer estejas a jogar no hardware base ou nas versões aprimoradas. A boa notícia é que a qualidade da imagem é óptima. Shenmue usa uma forma de anti-aliasing que consegue suavizar as bordas ao ponto de ser quase impossível detectar degraus individuais de pixel. É uma solução extremamente eficaz e funciona bem, mesmo quando escalada numa TV 4K.
Mais importante ainda, em comparação com a Dreamcast, o brilho é mantido a um mínimo absoluto, com objectos finos e detalhes elegantes a aparecerem de forma temporariamente estáveis na versão HD. No formato original, Shenmue exibia muitos brilhos evidentes e aliasing - algo atípico para a Dreamcast. Isto deve-se ao facto de Shenmue ser um dos poucos jogos no sistema que evita completamente os mip-maps - algo que compartilha com os jogos de arcada da AM2. O meu palpite é que a AM2 pensou que os efeitos colaterais da utilização de filtragem bilinear em combinação com mip maps - algo que gerou texturas desfocadas em ângulos oblíquos - causaram um impacto muito grande na percepção dos detalhes. Felizmente, a nova versão HD lida com esta problemática de forma muito mais eficaz, conferindo superfícies limpas desprovidas de brilho e artefactos.
Para além disso, a versão HD também evita os artefactos dithering inerentes à versão Dreamcast. Internamente, muitos jogos da Dreamcast utilizam uma maior profundidade de cor, mas renderizam a 16 bits de buffer frontal para economizar memória, resultando em pontilhados quando reproduzido usando VGA. Não existem problemas com a nova versão HD, que retém a profundidade total de cores do início ao fim, limpando a imagem de forma significativa.
Além da resolução, os jogadores têm agora a opção de visualizar o jogo em widescreen 16: 9 completo ou na sua proporção original de 4: 3, sendo que podes também alternar a renderização de baixa resolução caso queiras experimentar a 'sensação' de 480p. Há uma ressalva para isto, no entanto - as cut-scenes são ainda exibidas em 4: 3, independentemente da configuração seleccionada. Imagino que os ângulos de câmara seleccionados apresentaram problemas quando exibidos numa proporção mais ampla e a decisão foi feita para manter a apresentação original. O resto da experiência permanece em 16: 9, no entanto, incluindo sequências de diálogo normais e QTEs.
Indo mais além, todos os modelos, texturas e áudio originais correm como na Dreamcast. Embora os activos possam ser os mesmos, o seu uso é aprimorado em determinadas áreas. Repara no céu, por exemplo. Na Dreamcast, a textura do céu é caracterizada por pontos e pixelizada, o que é uma escolha estranha, considerando que as nuvens devem parecer suaves por natureza. A versão HD resolve isso filtrando a textura da nuvem. A remasterização HD também adiciona um efeito de bloom (que pode ser desactivado para puristas) - aumenta subtilmente a vibração da imagem e a luminosidade de certos elementos, como os sinais neon durante a noite. Independentemente da configuração escolhida, há uma diferença notável na cor e no tom gerais em comparação com o original da Dreamcast, com a versão HD fornecendo uma aparência um pouco mais quente em geral.
Então, que mais mudou? Bem, os tempos de loading são muito mais rápidos na versão HD e esta é talvez uma das mudanças mais significativas. Movimentares-te entre lojas e áreas diferentes é agora quase perfeito como resultado do aumento de velocidade. A taxa de fotogramas também foi melhorada: enquanto o jogo na Dreamcast é estável na maioria das cenas, as ruas mais movimentadas tendem a perder fotogramas e, na verdade, causam uma lentidão real, já que o motor está ligado à actualização de 30 fps. Como seria de esperar, o re-lançamento em HD de Shenmue não apresenta estes problemas - pelo menos com base na minha experiência até agora.
Claro está, independentemente da plataforma onde jogas, serão ainda 30 fotogramas por segundo. Este é um ponto de discórdia que aparece frequentemente ao discutir ports de sistemas mais antigos. Neste caso, a questão está mais uma vez ligada à maneira como o jogo foi criado. Pode simplesmente não ser possível corrê-lo a taxas de fotogramas mais altas sem quebrar o jogo. E sim, isso também se aplica à versão para PC. Este facto apresenta problemas em ecrãs onde 30Hz não podem ser divididos uniformemente no refresh nativo. O meu ecrã corre a 75Hz, por exemplo - por isso, até ao momento, é impossível jogar sem trepidação. O modo de janela sem borda é bom, mas agora tens problemas de ritmo dos fotogramas. Esperemos que isso seja corrigido em breve.
A versão para PC de Shenmue partilha muito com as versões consola, mas com algumas opções adicionais escondidas nos menus. Esta versão suporta resoluções nativas mais altas e super-sampling, além de escalador de resolução, FXAA opcional e muito mais. No seu estado actual, existe algum suporte para monitores ultra-wide. A parte do jogo em 3D parece correr bem e o campo de visão mais amplo abre ainda mais a apresentação. Infelizmente, a interface e o letterboxing não estão a funcionar correctamente na versão que testei, mas fui informado que isso será corrigido pelo lançamento, portanto, espero que não seja um problema. É claro que, nos 16: 9 padrão, o jogo tem exactamente a mesma aparência que as versões para consolas.
A última coisa que quero abordar aqui é o áudio - a versão original da Dreamcast não soa muito bem ao reproduzir amostras de áudio digital, e isso também é verdade aqui. As vozes são muito comprimidas e a reprodução é fraca em todas as versões de Shenmue. Infelizmente, não deverá existir forma de melhorar esta situação sem refazer tudo, mas vale a pena notar. Uma boa melhoria, no entanto, é a opção de seleccionar as vozes em japonês ou inglês - um recurso que não estava disponível anteriormente devido a limitações de espaço no disco. Esta é realmente uma boa notícia, já que a qualidade de áudio japonesa está num outro nível - soa muito melhor, e podes sempre seleccionar as legendas em inglês.
Apesar de tudo, embora existam algumas limitações e questões sobre as quais deves estar ciente, esta é agora a forma definitiva de desfrutar Shenmue 1. O port é sólido - mas e Shenmue 2? Bem, é aqui que as coisas começam a ficar interessantes, já que existem duas versões, a original da Dreamcast e o seu port para a Xbox. Num nível básico, ainda estamos a olhar para uma apresentação básica de 1080p30, mas descobri que Shenmue 2 beneficia significativamente mais com a resolução mais alta do que o jogo original. Os espaços da sequela tendem a ser maiores, mas também apresentam uma variedade maior de planos e fachadas de edifícios. Como resultado, na Dreamcast, a qualidade da imagem é inferior, com um brilho intenso visível em quase todas as cenas.
Ao combinar um anti-aliasing eficaz com uma resolução de renderização mais alta, no entanto, a versão HD aparece dramaticamente mais suave em movimento. Detalhes distantes estão agora limpos e visíveis em todo o mapa e o brilho é bastante reduzido. Infelizmente, as cut-scenes são ainda mais letterboxed do que antes - enquadradas numa proporção de 16: 9, grandes bordas pretas são desenhadas ao redor da imagem, o que pode facilmente distrair-te.
Mas a verdadeira revelação aqui vem da sua fonte. Shenmue 2 parece ser mais uma conversão da Xbox ao invés de um port da Dreamcast, como no primeiro jogo. Todos os benefícios da versão Xbox estão presentes e contabilizados aqui, incluindo melhor renderização da água. Na Dreamcast, tens um plano estático que ondula para simular ondas, enquanto que na Xbox original e novas versões HD tens uma textura de água animada melhorada. A qualidade das sombras também é superior. As versões Xbox e HD parecem usar sombras de stencil básicas para representar as sombras dos edifícios, enquanto a versão Dreamcast usa um tipo de sombreamento diferente. Outros efeitos também apresentam algumas pequenas melhorias - o reflexo de lente usado para o sol é melhorado, por exemplo. Os produtores até mantiveram os vários filtros full-screen disponíveis na versão do Xbox, o que é um bónus inesperado.
Onde a versão do Xbox foi mal-sucedida, a d3t corrigiu os erros. O único problema que sempre tive foi o efeito de desfoco presente no combate de Shenmue 2 - um efeito inapropriado que não está presente no lançamento original da Dreamcast. Felizmente, este é um recurso que não chegou ao mercado no lançamento da versão HD - sequências de combate parecem mais alinhadas com a versão da Dreamcast como resultado. Essencialmente, Shenmue 2 HD oferece o melhor dos dois mundos - as melhorias genuínas oferecidas pelo Xbox sem as suas imperfeições.
Outro elemento importante que se aplica a ambos os jogos é a interface e a selecção de fontes. A d3t reservou tempo para recriar todos os vários menus usando recursos e fontes de alta resolução. A sua aparência actual é excelente e contribui muito para a apresentação aprimorada. Depois, há os jogos arcade incorporados que chegam também nesta nova versão do jogo. Podes sentar-te e jogar vários títulos de arcada clássicos da Sega e os mesmos estão simplesmente impecáveis: os pixels são extremamente nítidos e os jogos parecem e soam exactamente como deveriam.
Tal como acontece com Shenmue 1, os tempos de loading na sequela também são muito melhorados - mais ainda, para sermos francos. Shenmue 2 apresenta um mundo muito maior do que o jogo original, com muitas portas por onde podes entrar e espaços pesados para o hardware original. O carregamento mais rápido torna a exploração menos tediosa nesta versão. Embora existam alguns defeitos na apresentação que esperamos que sejam solucionados, ambos os títulos são conversões fantásticas - e são certamente a melhor maneira de aproveitar Shenmue 2- todavia, como se comportam os jogos nos dias de hoje?
Bem, esta é uma pergunta que muitas pessoas podem fazer, especialmente nos primeiros momentos. Já nos habituamos a certos elementos em jogos modernos projectados para facilitar a progressão. Waypoints, mini-mapas, indicadores de objectivos e muito mais são ferramentas usadas em jogos modernos. Basicamente, é virtualmente impossível perderes-te num jogo de mundo aberto nos dias que correm. Embora seja verdade que Shenmue possui uma escala menor, sinto que este facto destaca algo que tem desaparecido ultimamente - incerteza sobre como progredir. Shenmue, basicamente, pede ao jogador para descobrir por si mesmo como proceder através da exploração e da conversação. Tens um caderno para te manteres a par das tuas descobertas, mas é basicamente isso.
Descobres mais sobre o mundo e localizas os teus objectivos conversando com outras pessoas. Digamos que estás à procura de alguém e aprendes mais sobre a sua localização. Em vez de receberes um indicador ou waypoint, receberás um nome. Isto significa que terás de caminhar pelo ambiente à procura do local em questão, lendo sinais e prestando atenção a pistas. Pode parecer uma coisa pequena, mas ajuda a tornar este mundo mais atractivo. Claro que isto pode complicar-se caso estejamos a falar de um mundo aberto maior, é claro, mas é algo que ajuda a perceber o universo de Shenmue. Nem todos terão paciência para este estilo de jogo, mas acho que é algo que o define.
Mas o que é importante reter é que tanto Shenmue como a sua sequela são jogos do seu tempo, construídos com diferentes padrões tecnológicos e combinados com a jogabilidade da época - e, a esse respeito, os remasters em HD oferecem pouco para acomodar as sensibilidades da era moderna. Pessoalmente, adoro a maneira como se desenrolam, mas vale a pena enfatizar novamente que as únicas melhorias reais aqui são em termos visuais e de desempenho. Isso, certamente, é bom para mim - esta é a experiência completa de Shenmue, devidamente restaurada para uma nova geração.