Shuhei Yoshida comenta futuro dos indies na PlayStation e destaca Journey
"Estamos a tentar mudar perceções."
Há uns dias, reportámos aqui que Shuhei Yoshida, um dos melhores e mais amados executivos da PlayStation, seria reconhecido pelas suas conquistas nos BAFTA Games Awards através do prémio BAFTA Fellowship.
A cerimónia dos BAFTA Games Awards decorreu ontem e o GamesIndustry.biz teve a oportunidade de falar com Yoshida; no artigo, foi discutida a perceção de que a PS5 não é um ambiente tão acolhedor para indies quanto as gerações anteriores.
Isto foi o que Yoshida disse: "Estamos a tentar mudar as perceções do desafio de desenvolver e publicar jogos na PlayStation. É um desafio de comunicação no qual estamos a trabalhar. Temos feito tours de conferências, ido a eventos e feito palestras e discursos e coisas assim para enviar a mensagem de que estamos abertos para que os produtores tragam os seus jogos para a PlayStation."
Yoshida diz que os produtores independentes ainda enfrentam um desafio significativo de longo prazo: a descoberta. "Existem tantos jogos de grande qualidade que ninguém conhece.", diz ele. "Tornar os seus jogos conhecidos é o maior desafio para os indies."
O ex-chefe da Sony diz ainda que, quando lançam uma nova plataforma, só conseguem produzir um determinado número de kits de desenvolvimento; a distribuição desses kits iniciais tem de ser priorizada e isso cria algumas barreiras para a comunidade de desenvolvimento. "Mas agora as ferramentas estão disponíveis em abundância.", diz ele.
Durante a entrevista, Yoshida faz ainda referência a Journey, o aclamado indie, e na importância que o jogo teve para a sua vida:
"O maior momento para mim foi quando Journey foi lançado. O impacto que o jogo teve nas pessoas que o jogaram, a reação emocional que o jogo criou para quase consolar as pessoas que perderam entes queridos... Ao jogar, podes refletir sobre as pessoas que amaste, a sua vida e morte."
Confere tudo aquilo que Yoshida disse em maior detalhe no site do GamesIndustry.biz.