Silent Hill 2 Remake muito apreciado pelo diretor do original
Mas faz também algumas críticas.
Silent Hill 2 Remake chega oficialmente amanhã às mãos dos jogadores, apesar de várias partes do jogo estarem já disponíveis na internet. Ao contrário do que muito poderiam pensar, tendo em conta a péssima reação inicial, o jogo está a ser bem-recebido pelos críticos.
O próprio Masahashi Tsuboyama, diretor do Silent Hill 2 original, lançado em 2001, usou a sua conta na plataforma X para tecer alguns elogios ao remake. Tsuboyama afirma estar “muito feliz” pelo seu lançamento e pelo facto de uma nova geração poder viver esta experiência.
"Sobre o remake de Silent Hill 2: os jogos e a tecnologia estão em constante evolução, resultando em diferenças significativas nas restrições e nos níveis de expressão. Este é um problema comum nas artes mediáticas em geral, mas não é fácil manter e apreciar o ambiente da época.", afirma o diretor.
"Acho que o valor do remake é que uma nova geração pode jogá-lo. Como criador, estou muito feliz com isso. Já passaram 23 anos! Mesmo que não conheças o original, podes simplesmente desfrutar do remake tal como ele é. Se é bom ou mau, não afeta o original."
Por outro lado, Tsuboyama foi bastante crítico na forma como o remake está a ser promovido, afirmando que muitas das diferenças entre ele e o original que estão a ser destacadas não conseguem capturar o apelo do jogo.
"As diferenças entre o original e o remake, 4K, foto-realismo, capacete bónus, etc. São todas medíocres. A quem é que esta promoção vai atrair? Parece que não estão a fazer o suficiente para transmitir o apelo da obra à geração que não conhece Silent Hill.", diz ele.
O principal elemento que, segundo o diretor, realmente melhora a experiência de jogo é um só: a mudança no plano; agora, estamos sempre atrás do protagonista e é uma mudança de importância fundamental para Tsuboyama.
"O que devemos notar é a mudança na câmara (perspetiva). A mudança na câmara do jogo tem um impacto significativo em muitos aspetos, combate, design de níveis, criação de arte, etc. Embora o impacto na história possa ser relativamente pequeno, traz uma grande mudança na sensação de jogo. (...) A visão por cima do ombro aumenta definitivamente a sensação de realismo."
Podes ver alguns dos posts de Masahashi Tsuboyama abaixo.