Sindicato dos atores assina acordo sobre uso da IA nos videojogos
Com possível impacto negativo nas suas carreiras.
O "Screen Actors Guild – American Federation of Television and Radio Artists", também conhecido como SAG AFTRA, anunciou um novo acordo que está a dar que falar entre os atores, uma vez que o sindicato poderá ter acordado com termos que colocam em causa o futuro dos profissionais.
O sindicato efetuou um acordo com a Replica Studios sobre o uso da inteligência artificial, através do qual permite à Replica entrar em acordo com todos os sindicalizados para criar e licenciar réplicas digitais das suas vozes.
Estas vozes podem ser usadas em videojogos e outros projetos interativos, desde a fase de pré-produção ate ao lançamento final.
A Replica precisa obter a autorização de um ator sindicalizado para criar conteúdos com recurso à inteligência artificial, o que sugere uma abordagem ética ao acordo, mas diversos atores questionam o sindicato quando diz que o acordo foi aprovado por atores de voz.
Diversos atores que trabalham na indústria dos videojogos asseguram que não foram abordados sobre o acordo e Xander Mobus, o apresentador em Super Smash Bros, diz mesmo que o sindicato devia estar preocupado em assegurar que os atores vão continuar a ter trabalho.
A SAG-AFTRA disse ao IGN que o acordo com a Replica é um passo importante para assegurar o uso ético destas tecnologias, de forma que assegura uma compensação justa e uso informado das suas vozes.