Skylanders: Giants - Antevisão
O regresso dos bonecos de plástico.
É verdade que não sou propriamente o "público-alvo" de um jogo como Skylanders, mas também não posso negar que a criança adulta que ainda vive em mim fica sempre fascinada cada vez que coloco um Skylander no portal, e o vejo materializar-se como por magia no ecrã à minha frente.
Goste-se ou não, a franquia Skylanders da Activision é um produto genial, que oferece possibilidades ilimitadas, apelando tanto pelo seu aspeto jogável, como pelo colecionável se quiserem. Afinal, todos sabemos que colecionar bonecos ou miniaturas de plástico está longe de apelar apenas aos mais jovens.
Este novo jogo da série de nome Skylanders Giants, oferecerá várias novidades, começando claro por uma aventura completamente nova, 24 novos heróis de plástico, entre os quais se destacam os gigantes, um bonecos de maiores dimensões que prometem adicionar novas formas de abordar o gameplay. Durante a apresentação do jogo na E3 apenas nos mostraram um conjunto limitado, e apenas dois deles eram destes grandalhões.
Fazendo um curto apanhado, foi-nos mostrado o Jet-vac, um ranged do elemento air que utiliza mísseis para destruir tudo à distância, o Prism break, um boneco curioso por acender umas luzes cada vez que o aproximamos do portal, o Pop fizz, um alquimista que testa em si mesmo as próprias poções que cria, e assim consegue vários "power-ups"', e finalmente dois gigantes, mais especificamente o Cynder e o Bouncer.
O que estes novos tipos de Skylanders têm de particular, é que o seu tamanho e força destruidora são compensados por uma pequena "desvantagem", ou se quiserem, um "drawback", que garante um equilíbrio de poder entre os vários bonecos no jogo. Um exemplo óbvio é claro a sua velocidade, são naturalmente mais lentos que os Skylanders normais. Mas não é só, também foram percetíveis diferenças direcionadas para o equilíbrio nas habilidades, lembro-me por exemplo de um caso onde a habilidade de um deles era muito poderosa, mas tinha um ligeiro atraso que a tornava mais previsível e menos precisa.
Durante a apresentação deste novo Skylanders Giants, foi-nos dito também que o público principal do jogo continua a situar-se no intervalo entre os 6 e os 12 anos, no entanto, novas dificuldades foram adicionadas neste novo título, para aumentar um pouco o apelo do jogo para os mais exigentes, talvez até conseguindo aumentar o alcance do público-alvo. Existirão agora, os três níveis clássicos de dificuldade, o modo fácil, normal e difícil.
Se por acaso têm o jogo anterior não desesperem, os novos bonecos presentes em Skylanders Giants serão utilizáveis neste novo jogo, e os níveis foram inclusivamente adaptados para acomodar as novas criaturas de maiores proporções. O anterior nível máximo foi aumentado em cinco níveis, e é agora nível 15, assim, se tiverem um Skylander anterior em nível 10, ele continuará naturalmente a sua progressão no estado atual até atingir o "cap".
Kaos, o vilão principal do jogo anterior está miraculosamente de volta, e continuará a ser a ameaça principal neste Giants. No entanto, não nos foram revelados quaisquer detalhes sobre como voltou, nem quais os seus planos malignos desta vez. O que é certo que continuará, são os momentos de humor e personalidade próprias daqueles dedicados a combater Kaos.
Os talentos restritivos do jogo anterior foram também reformulados para oferecer maior flexibilidade. Agora, será possível fazer um reset completo às escolhas se por acaso se arrependerem, ou apenas quiserem testar algo diferente. Foram também adicionadas zonas interiores, no caso o exemplo da demonstração foi uma caverna, que apenas pode ser alcançada depois de resolver um pequeno puzzle.
"Goste-se ou não, a franquia Skylanders da Activision é um produto genial, que oferece possibilidades ilimitadas, apelando tanto pelo seu aspeto jogável, como pelo colecionável
No campo dos modos de jogo existirão novos "challenges", e um novo tipo de batalha chamado "Ring Out", que como o nome indica, vai consistir em confrontos onde ganha quem conseguir atirar o adversário para fora do ringue. Foi prometido também uma integração social para a franquia, aproveitando a crescente aposta das atuais consolas nestes sistemas persistentes, assim como a certeza que a próxima geração de consolas irá continuar a aprofundar este aspeto.
Outra das novidades mais interessantes, com particular interesse para nós Portugueses, tem a ver com a introdução da língua Portuguesa no jogo, ainda que na sua vertente Brasileira, ou se quiserem, Português do Brasil. Já sei que não é a mesma coisa, mas pelo menos permite que uma criança de 7 ou 8 anos seja capaz de experienciar o jogo de uma forma muito mais completa.
Skylanders Giants parece preparar-se para continuar o sucesso do seu antecessor, e estará disponível nas mesmas plataformas deste. Quando perguntei se seria provável uma versão para Wii U, disseram-me que consideram uma versão para a nova consola da Nintendo, que lembro possui uma tecnologia semelhante, mas que o portal de Skylanders é responsável por grande parte do charme do jogo.