Sleeping Dogs 2 estava nos planos da United Front Games
A sequela seria muito ambiciosa, mas nunca recebeu luz verde.
Uma sequela de Sleeping Dogs estava nos planos e chegou a estar na fase de pré-produção na United Front Games, no entanto, o segundo jogo acabou por ser cancelado em 2013, com a Square Enix a preferir apostar em Hitman e Tomb Raider.
É isto o que nos diz um artigo do Waypoint, que obteve acesso a vários documentos de Sleeping Dogs 2 e também conversou com vários ex-membros do estúdio que em Outubro fechou as portas.
Sleeping Dogs 2 continuaria os eventos do primeiro jogo. Desta vez o polícia Wei Shen ia juntar-se a a Henry Fang, um parceiro corrupto e com conflitos. Juntos iam explorar a região de Pearl River e uma das ambições do estúdio era a possibilidade de prender qualquer NPC, o que influenciaria a narrativa, que trocaria entre as perspectivas de Wei Shen e Henry Fang.
Mais uma das ambições era criar jogo mobile gratuito que permitiria aos jogadores interagir com Pearl River. Na versão mobile a personagem que iriam controlar seria Jane Teng, responsável pela força policial e pelo controlo dos territórios. As vossas escolhas na versão mobile teriam influência no jogo das consolas. Por exemplo, se invocassem uma patrulha no mobile, nas consolas iria aparecer um helicóptero.
A United Front Games tinha mais ambições para a sequela. Uma delas era permitir que as acções dos jogadores, como prender alguém ou aceitar um suborno, influencia-se o mundo dos outros jogadores. O conceito era recorrer a gravações na cloud para determinar a quantidade de crime nos bairros da cidade e depois ajustar o nível de dificuldade nesses bairros em cada mundo individual.
Missões cooperativas também faziam parte dos planos. Estas missões poderiam ser coisas simples como corridas e lutas, no entanto, o estúdio também queria criar missões geradas por algoritmo para manter o jogo fresco. As missões poderiam ser jogadas a solo ou na companhia de outro jogador. As missões geradas por algoritmo teriam inclusive reviravoltas e situações inesperadas, alterando a fórmula já familiar para os jogadores.
"Foram precisos muitos anos infernais para concluir Sleeping Dogs"
Apesar das ambições da United Front Games para a sequela, surgiram dificuldades. Para começar, a Square Enix preferiu dar prioridade a Hitman e a Tomb Raider, havendo menos dinheiro para investir em Sleeping Dogs 2. A juntar a isto, o processo de produção do primeiro jogo foi um pesadelo, o que levou pessoas importantes da equipa a sair do estúdio (recordem-se que Sleeping Dogs era antes True Crime: Hong Kong, mas foi cancelado pela Activision; mais tarde a Square Enix comprou os direitos do jogo e deu-lhe outro nome).
"Vários dos nossos melhores programadores decidiram avançar para outros lados e houve uma reviravolta criativa," disse uma das fontes. "Foram precisos muitos anos infernais para concluir Sleeping Dogs e muitos dos membros da equipa não estavam dispostos a passar pelo mesmo. Fui um dos poucos que ficou, mas mesmo no meu caso, teve um grande impacto na minha vida pessoal e saúde mental."Embora Sleeping Dogs 2 nunca tenha recebido luz verde, a Square Enix quis continuar a trabalhar com a United Front Games. Foi assim que surgiu Triad Wars, um jogo free-to-play baseado no mundo de Sleeping Dogs. Naquela altura o estúdio pensava que os free-to-play eram o futuro, todavia, não conseguiu adaptar o sucesso de Sleeping Dogs a este modelo e no início de 2016 o projecto foi cancelado.
O último jogo da United Front Games foi Smash + Grab, um jogo online de gangues.