Soldados usam táticas de Metal Gear Solid para derrotar robô
Traz-me a minha caixa de cartão.
Quando víamos o Snake a esconder-se numa caixa de cartão na saga Metal Gear Solid, todos pensámos que aquilo era uma parvoíce e que, na vida real, aquilo nunca resultaria.
Estávamos enganados. Um grupo de soldados da marinha dos Estados Unidos usou essa tática para derrotar um robô controlado por inteligência artificial.
Esta pequena, mas maravilhosa curiosidade para os fãs de videojogos, foi revelada por Shashank Joshi no Twitter. Joshi é o editor de defesa no TheEconomist e vai publicar um livro sobre a IA no exército.
Num excerto partilhado pelo mesmo, conta um episódio em que um grupo de fuzileiros passou seis dias à volta de um sistema de IA, para que, juntamente com uma equipa de engenheiros da DARPA, aprendesse os movimentos humanos.
Ao sétimo dia, em vez de tentar ensinar a IA, o objetivo era derrotá-la. Nenhum dos 8 fuzileiros envolvidos foi detetado. Dois deles, recorreram à tática de Metal Gear Solid, pegando numa caixa de cartão para se esconderem e aproximarem.
Outros dois, aproximaram-se às cambalhotas. Um fuzileiro arrancou um abeto e caminhou escondendo-se atrás dele. A IA não conseguiu detetar nenhum deles, porque estava treinada para ver humanos a caminhar normalmente, o que nenhum dos fuzileiros fez.