Sony acredita que Call of Duty exclusivo Xbox pode influenciar a compra de consolas
Companhia opina sobre o negócio entre a Microsoft e a Activision.
A série Call of Duty da Activision é uma das mais populares do mundo, anualmente figura e tradicionalmente lidera na lista de jogos mais vendidos em todo o mundo, algo que pode influenciar a decisão de um consumidor no momento de escolher a sua consola, acredita a Sony.
Questionada pelas competentes autoridades brasileiras sobre o que pensa do negócio entre a Microsoft e a Activision, obrigado ao ResetEra, a Sony, tal como a Ubisoft, Google, Amazon e outras, falou sobre a sua perspectiva do negócio e menciona a importância da série Call of Duty para a indústria.
A Sony considera Call of Duty como uma série de jogos essenciais, um blockbuster sem rival cuja importância para o entretenimento não tem rival, diz a companhia citando um estudo de 2019 sobre o impacto da série na indústria. A Sony menciona que Call of Duty é a única série de jogos que consegue estar ao lado de nomes como Star Wars, Guerra dos Tronos, Harry Potter e Senhor dos Anéis na indústria do entretenimento.
“Call of Duty é tão popular que influencia a decisão do utilizador sobre qual consola a comprar e a sua rede de utilizadores leais está tao enraizada que mesmo que um concorrente tivesse o orçamento para desenvolver um produto similar, não conseguiria rivalizar.”
A Sony apresentou ainda números da Activision para referir que mais de 2 mil pessoas trabalham nestes jogos, que demoram entre 3 a 5 anos para serem desenvolvidos e que anualmente representam centenas de milhões de euros em investimento. A dona da PlayStation diz que isto mostra como só a série Call of Duty apresenta maior envergadura do que todo o catálogo da esmagadora maioria dos estúdios AAA.
Mesmo nas redes sociais a popularidade de Call of Duty esmaga os concorrentes e que há dez anos consecutivos é o jogo mais vendido em todo o mundo. Mesmo em anos mais fracos, como aconteceu com Vanguard, conseguiu desfrutar de bons resultados e bater todos os outros jogos do género.
Desta forma, a Sony comenta com as autoridades que Call of Duty exclusivo da Xbox e PC será um duro golpe nas contas da divisão PlayStation e que poderá trazer uma importante vantagem para a divisão de jogos da Microsoft.