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Sony admite que PS3 é difícil de programar

A solução foi criar um motor de jogo único.

Desde os primeiros dias da PS3 que a consola foi assombrada pelas versões inferiores dos jogos multiplataforma. A dificuldade de programação da consola foi a razão dada por algumas produtoras para esse acontecimento.

O próprio Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios, admitiu essa característica da consola numa entrevista com o Develop.

"Nós (os produtores) fomos das pessoas que tiveram de trabalhar no hardware da PS3 - era muito desafiante."

"Era incrivelmente poderoso, mas quando soubemos das especificações quando o hardware estava quase pronto, descobrimos que era muito difícil de programar."

"Imediatamente concentramos os nossos esforços para criar as bibliotecas de baixo-nível e motores para todas as nossas equipas first-party usarem. Em antecipação ao trabalho desafiante das produtoras da PS3, juntamos os engenheiros mais talentosos dos E.U.A. e Europa - pessoas da Naughty Dog e estúdios do Reino Unido - para nos concentrarmos em criar um único motor de jogo" explicou Shuhei Yoshida.

"Decidimos juntar aquelas pessoas todos e criar um motor de jogo verdadeiramente robusto para que todas as equipas o possam usar. Foi assim que mudamos a nossa aproximação para fazer jogos," continuou ele.

Mas o problema ainda não estava resolvido.

"Percebemos depois, durante o ano de lançamento da PS3, que as third-party estavam a ter dificuldades em fazer jogos na PS3. Então pensamos, 'temos estes motores de jogo que estamos a usar, e eles foram construídos para muitos designers diferentes usarem, então porque não dar estes motores'."

Yoshida disse que com o PlayStation Move, a Sony vai continuar a ser "amiga" das produtoras com um controlador por movimentos simples de trabalhar.

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