Passar para o conteúdo principal

Sony alvo de processo legal por "monopólio injusto" ao restringir jogos digitais à PS Store

Acusada de praticar preços demasiado elevados.

A Sony Interactive Entertainment está a ser alvo de um processo legal por restringir a venda de jogos digitais à sua PlayStation Store, o que lhe permite praticar preços exorbitantes, avança a acusação.

O processo, partilhado pelo Bloomberg, mostra que a SIE está a ser acusada de praticar um "monopólio injusto" pois isto permite-lhe praticar os preços que quiser e que em alguns casos, os preços na loja digital são 175% superiores aos das versões físicas vendidas nas lojas.

"O monopólio da Sony permite-lhe cobrar preços supra competitivos para os jogos PlayStation digitais, que são significativamente superiores aos das versões físicas vendidas no competitivo mercado de retalho e significativamente superiores ao que deviam ser num mercado de retalho competitivo para jogos digitais," avança a queixa.

Apesar das lojas físicas venderem cartões com códigos para DLCs ou moedas digitais, a venda de jogos PlayStation digitais está restrita à PS Store desde 1 de Abril de 2019 e é isto que motiva este processo legal.

Na altura, a Sony disse que se tratava de uma decisão que permitiria alinhar os negócios globais.

É um processo legal onde poderá fazer pensar no que está a acontecer entre a Epic Games e a Apple, onde a dona do Unreal Engine acusa a dona do iPhone de gerir um monopólio ao não permitir vendas fora da sua loja digital.

Lê também