Passar para o conteúdo principal

Sony cobra dinheiro às editoras por DLC na PS3

Editoras não se mostram nada agradadas.

De acordo com o site MTV Multiplayer, a Sony passou a cobrar às editoras que agora terão de pagar por cada gigabyte utilizado no download de conteúdos para a Playstation 3 através da PlayStation Store.

Anteriormente as produtoras podiam publicar qualquer tipo de conteúdo descarregável na PlayStation 3 sem terem que pagar por isso. De acordo com o site a Microsoft também não cobra nada às editoras pelos seus conteúdos no Xbox Live.

Esta nova política entrou em vigor no dia 1 de Outubro de 2008, e cobra às editoras 16 cêntimos por cada gigabyte de largura de banda utilizado. A largura de banda utilizada pelos conteúdos grátis é cobrada apenas para os primeiros 60 dias, enquanto que o conteúdo pago vai sendo cobrado até que seja removido da Store.

Por exemplo uma demo de 1 GB que seja descarregada um milhão de vezes nos primeiros 60 dias de disponibilidade iria ter um custo extra de 160 mil dólares.

Compreensivelmente as editoras não andam muito satisfeitas, tal como diz uma fonte anónima ao site, "É uma coisa nova que temos no nosso orçamento. Não é nada bom, é muito mau."

Talvez esta seja uma das razões para a PSN ter menos conteúdos do que o Xbox Live e seja uma forma da Sony continuar a ter conteúdos gratuitos para todos aqueles que possuem uma PlayStation 3.

Lê também