Sony diz que Kutaragi estava certo
E responde a quem criticava que PS3 era potente e cara de mais.
A Sony defendeu a posição mantida por Ken Kutaragi, pai das consolas PlayStation até à PS3 (uma vez que já deixou a companhia), assinalando que em determinado momento ele foi acusado de ter desenhado uma consola demasiado poderosa e com um custo demasiado alto.
O preço da PlayStation 3 foi rapidamente reduzido pela Sony em várias ocasiões desde o seu lançamento, equiparando-se numa guerra de preços voraz com a Xbox 360, e finalmente estando numa faixa de preços semelhantes.
A Sony relembra que muitos consumidores consideraram que algumas características da consola, como o leitor Blu-ray, encareciam o produto e não eram interessantes para ela como consola da jogos.
Ray Maguire, responsável pela SCEE do Reino Unido, disse em conversa com o CVG que, "Ken Kutaragi definiu as especificações da máquina há vários anos e as pessoas pensaram que ela tinha demasiada potência." Nete ponto Maguire sente-se agora confiante, pois acredita que a Sony provou que afinal Kutaragi tinha razão.
Maguire admitiu que as especificações técnicas fizeram com que o seu preço inicial fosse elevado, mas que isso é o que se deve fazer porque dá à consola uma longevidade muito maior no que toca ao seu ciclo comercial.
"O que menos gostaria de fazer era substituir três máquinas baratas em três anos, em vez de ter algo como a PS3, que tem uma longevidade de sete a dez anos."