Passar para o conteúdo principal

Sony diz que mercado japonês está a encolher

E pede às companhias para desenvolverem jogos mais globais.

Uma das mais recentes estratégias comerciais das companhias nipónicas passa por tentar conquistar o território ocidental, embora não seja uma tarefa fácil tal como mostram alguns números.

Segundo declarações de Yasuhide Kobayashi, vice-presidente sénior da Sony Japan Studios, por exemplo apenas 8% das vendas da Koei provêm do mercado ocidental, de tal forma que a companhia obtém no Japão quase a totalidade dos seus lucros.

Kobayashi mencionou os dados numa conversação em que opinou que as companhias japonesas não estão a ser bem sucedidas na sua tentativa de atrair novas audiências fora da terra do Sol nascente. Os companheiros da koei, a Tecmo, também não conseguem muito melhor, concentrando cerca de 89% das suas vendas no Japão.

Até mesmo a Square Enix, uma das companhia nipónicas que mais tem apostado no mercado ocidental, não consegue alcançar números de vendas significativos fora do Japão.

"O mercado japonês está realmente a encolher," afirmou Kobayashi, que pede para as companhias desenvolverem títulos globais para conseguirem sobreviver.

Lê também