Sony espera continuar a perder dinheiro
Mas irá recuperar quando reestruturação estiver terminada.
O relatório financeiro anual da Sony já está disponível, e não é agradável para os lados da companhia. Tal como esperado, a companhia apresentou perdas de mil milhões de dólares (mais exactamente $1.26 mil milhões), apesar de uma subida de 14.3 porcento nas vendas.
A companhia parece querer enfatizar uma mensagem de não-preocupação, e apesar de esperar perdas também no próximo ano, as reestruturações em andamento estarão completas, e as contas irão melhorar. Como foi noticiado anteriormente, esses reajustamentos incluem a venda do segmento de PC's, a divisão do negócio das televisões, o encerramento de instalações nos EUA e Japão e a venda de acções.
Em contraste com as perdas financeiras, a PlayStation 4 tem vendido bem. Sabemos das 7 milhões de unidades que a Sony diz ter vendido até ao momento, este números não foram especificados esta manhã, a Sony apenas revelou o total de vendas das duas principais consolas.
A PS3 e PS4 venderam em conjunto 14.6 milhões, enquanto as consolas PlayStation do ano passado conseguiram 16.5 milhões em vendas (mas isso incluía a PS2).
Desde que a PS4 entrou no mercado, as vendas trimestrais também dispararam, ainda que não drasticamente. No período referente ao último natal, 7.8 milhões de PS3/PS4 foram vendidas.
As contas da companhia estão em crescimento. As vendas subiram para o segmento dos videojogos (38.5 porcento), mas ainda assim, apresentou perdas operacionais (78 milhões). Isto porque custa muito dinheiro lançar a PlayStation 4 para o mundo, e também custa muito dinheiro fechar alguns antigos MMO's da Sony.
A Sony espera que as vendas das suas consolas, neste caso a PS3 e PS4, atinjam os 17 milhões no próximo ano. Diferente é a perspectiva quanto às consolas portáteis, Vita, Vita TV e PSP, que conseguiram 4.1 milhões em vendas este ano, e presumivelmente, irão baixar para 3.5m no próximo.
As vendas de software, incluindo digital, subiram este ano para as consolas caseiras e é esperado que subam novamente no próximo. A companhia tem uma reunião para definir a agenda, marcada para 22 de maio. E claro, a E3 pouco tempo depois.