Sony estava preocupada por Horizon: Zero Dawn ter uma protagonista feminina
Yoshida contou que o jogo era o grande anúncio da conferência da companhia.
A Sony estava preocupada com a sua a nova PI da Guerilla Games, Horizon: Zero Dawn. Shuhei Yoshida, presidente dos Worldwide Studios da Sony, tinha decidido, segundo o Polygon, que Horizon seria o maior anúncio que ele faria na E3 2015.
Mas um anúncio desta envergadura estava a preocupar Yoshida, porque a protagonista do jogo é uma mulher.
"Eu estava nervoso com as reações do público," disse ele, "a visão da equipa tem sido sempre a de uma protagonista feminina, mas nós tivemos algumas discussões. Seria arriscado ter uma protagonista feminina?"
"A preocupação surgiu depois do jogo estar em desenvolvimento," contou ele. "Começámos a mostrar o jogo internamente a cada vez mais pessoas e elas tinham questões sobre o mesmo. Por isso trabalhámos com os nossos grupos de marketing para fazerem testes de foco."
"Queríamos saber a reacção das pessoas ao facto do jogo ser um RPG em mundo aberto, do enquadramento das máquinas versus armas primitivas e da protagonista ser uma jovem mulher," continuou.
Apesar de na altura a reacção das pessoas ter sido muito positiva, Yoshida continuava nervoso com a apresentação do jogo pela primeira vez ao mundo.
"Os testes de foco foram positivos e isso tranquilizou-nos, mas foi uma pequena amostra. Olhando agora para a nossa conferência e para as outras, muitas equipas estão a criar protagonistas femininas. Como em Assassin's Creed ou o regresso de Mirror's Edge."
"Sinto-me bem por existir mais diversidade neste tipo de mundo e de personagens que estamos a fazer como indústria. Acredito que devemos continuar a fazer esforços para ter mais mulheres a trabalhar nos estúdios para termos perspectivas diferentes," disse ele. "Os jogos tornaram-se cada vez mais populares em termos de quem os joga, principalmente no mobile. Temos uma oportunidade de ampliar isso, do ponto de vista da PlayStation, para um público maior e mais diverso. Para conseguirmos isso, os jogos que criamos têm de apelar a um público mais amplo."