Sony explica a demora em activar o cross-play na PS4
"Não é tão fácil quanto pressionar um interruptor."
A Sony anunciou esta semana que iria activar cross-play na PlayStation 4 com outras consolas, começando com Fortnite numa beta que serve para reagir aos pedidos da sua comunidade.
Em Junho, a pressão sobre a decisão da Sony em isolar a versão PS4 das versões Switch e Xbox One tornou-se maior quando os jogadores descobriram que não podiam usar a sua conta na híbrida da Nintendo após a usar na PS4.
No entanto, a temática persiste há mais tempo e a Sony demorou imenso tempo a concordar, algo sobre o qual Shawn Layden, chefe da PlayStation Worldwide Studios foi questionado no PlayStation Blogcast mais recente.
Layden explicou que não é assim tão fácil quanto alguns podem pensar, existem desafios a nível técnico e até no serviço de apoio ao cliente que precisavam ser resolvidos.
"Sabemos que isto é pedido, é um desejo, e queremos entregá-lo da melhor forma possível. Permitir cross-play não é uma questão de activar um interruptor e está feito. É um atributo ou funcionalidade muito multi-dimensional."
"Tivemos de olhar para isto de um muito de vista técnico, temos de trabalhar com as nossas parceiras de um ponto de vista empresarial, temos de ter a certeza que se activarmos isto, temos o devido apoio ao cliente, temos a mensagem certa, temos todas estas diferentes coisas que precisas acertar. É preciso seguir isto numa certa ordem para preparar tudo."
Para a Epic com Fortnite, poderá ser mesmo uma questão de pressionar um interruptor e no passado, a companhia permitiu acidentalmente que jogadores Xbox One jogassem com jogadores PS4.
No entanto, Layden admitiu que a Sony demorou mais tempo do que desejava a activar o cross-play entre consolas.
"No entanto, demoramos mais do que gostaríamos, mas demorou tanto tempo pois foi preciso ficar pronto e terminado, a razão pela qual conseguimos anunciá-lo na passada Terça-feira e activá-lo ao mesmo tempo."
Durante estes últimos dias, os jogadores PS4 têm jogado Fortnite com jogadores de outras consolas e as coisas estão a correr bem.
"Não ouvi qualquer feedback sobre problemas. É uma beta, por isso esperamos soluços pelo caminho. Mas estaremos atentos. Estamos encantados por ver as pessoas a receber o que queriam e a deixarem de me mandar tantas mensagens."
Agora, as atenções viram-se para outros jogos e se a Bethesta confirmou que Fallout 76 não terá cross-play, a Psyonix parece mais do que pronta para o activar em Rocket League, enquanto a Microsoft poderá activar essa funcionalidade em Minecraft.
Layden entende o entusiasmo com as possibilidades, mas não adianta muito.
"De momento, estamos em beta. Penso que assim que provarmos que tudo isto se aguenta, sólido e bem, adoraria ver outros jogos no serviço cross-play ao longo do tempo."