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Sony explica modos online da PS Vita

As funções sociais e de jogo da portátil.

A Sony revelou como irá funcionar as diferenças opções de rede da consola PlayStation Vita, chamadas Near, Party, LiveArea e Activity.

Near trata-se de um sistema baseado na localização que irá recompensar os utilizadores, explicou Phil Rogers, diretor de investigação e desenvolvimento na divisão europeia da Sony.

"O que o Near faz é permitir que os utilizadores encontrem-se entre si, deixar presentes e essencialmente descobrir mais coisas sobre os jogos. Podem ver onde estão as pessoas em relação à vossa posição, os seus cinco jogos mais recentes e também outros presentes que tenham registado."

Cada jogo pode incluir um presente com um tamanho máximo de 100Kb, e cada caixa pode conter vários presentes, mas sempre com esse limite de tamanho. Para além disso, é possível que os presentes sejam objectivos para um jogo e não só itens virtuais.

O modo Party é "muito bom para juntar os amigos e conversar, falar sobre o jogo", explicou Rogers. O sistema é para toda a plataforma e não está limitado apenas aos jogos. Admite um máximo de três amigos na conversação, que se mantém ativa independentemente daquilo que se esteja a fazer na consola.

A partir do Party podem iniciar-se jogos e convidar amigos com que se esteja a conversar, tal como ter diferentes grupos Party para diferentes jogos, géneros, etc. Fica integrado na lista dos amigos, mas não força todos os jogos a permitir a criação destes grupos específicos.

O LiveArea "é essencialmente onde começas o teu dia PlayStation Vita," incluindo dentro deste sistema três modos de funcionamento: Index, Live e Game. Na zona superior é apresentada a informação necessária, e na zona de comunicação é-nos informada a atividade dos contactos nos jogos e permite publicar mensagens. Terá funções de geolocalização pensadas para o modelo com conexão 3G, ou através da triangulação no caso do modelo sem 3G.

O Activity "é uma forma dos jogadores falarem sobre a sua evolução," baseando-se num "sistema que automaticamente incorpora atividades," como Troféus e pontos conseguidos. "Isso vai incitar as pessoas a comentar de forma muito semelhante ao Facebook." As mensagens podem ser publicadas em função da programação do jogo, comunicando outro tipo de informações sobre os mesmos e os feitos conseguidos pelo jogador.

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