Sony falou sobre os problemas na produção de The Last Guardian
Jogo não corria bem na PlayStation 3. Fumito Ueda diz que o jogo é uma mistura de ICO com Shadow of the Colossus.
The Last Guardian foi anunciado nesta E3 2015 como um jogo para a PlayStation 4, no entanto Shuhei Yoshida, presidente dos Worldwide Studios da Sony, contou alguns episódios que se passaram no desenvolvimento do jogo quando ainda estava previsto para ser lançado na PlayStation 3.
Yoshida contou ao Kotaku que o primeiro trailer do jogo que foi mostrado na E3 2009 tinha sido retocado, uma vez que a versão PS3 corria a uma velocidade muito mais baixa e algumas características ainda não estavam implementadas.
Com o tempo o jogo começou a melhorar mas uns anos mais tarde a equipa voltou a encontrar problemas. "Em 2011 tínhamos progredido muito pouco. Havia vários problemas técnicos. O jogo não corria à velocidade desejada," contou Yoshida.
"Estava claro que a equipa teria que fazer concessões em termos de características e número de personagens. Os engenheiros levaram o código aos SPU da PS3 para melhorar o desempenho, mas levava muito tempo. Enquanto isso, chegava a PS4, e o novo ambiente de trabalho estava disponível. Em 2012 tornou-se evidente que devíamos passar para a PS4 para atingirmos o visual ideal," explicou.
Sobre os rumores de que Mark Cerny, estaria a trabalhar em The Last Guardian, Yoshida contou que Cerny tem vindo a ser "consultado por muitas equipas first party, dando conselhos sobre a parte técnica, e não é só ele, temos também um grupo de técnicos nos Estados Unidos e Reino Unido, que também têm dado uma ajuda."
o entanto numa outra entrevista, Fumito Ueda deu outras razões para o jogo migrar para a nova consola da Sony. "Existem muitas razões, uma delas era que era uma decisão da companhia migrar para a PS4, e isso atrasou-nos um pouco, mas permitiu à equipa aumentar e aproveitar a potência da PS4 para criar a história, as emoções e todos esses factores que procurávamos."
"Esperamos dar mais informações sobre esse assunto no futuro."
Sobre a demonstração que está na E3 ele contou que não se trata do início do jogo mas sim a meio do progresso do mesmo. "A relação entre o rapaz e Trico já está estabelecida, e por isso ele te obedece. À medida que avancemos na história, essa relação poderá ser mais forte e tu podes comunicar com ele melhor. Trico irá reagir melhor."
"O jogo tem elementos de ICO, o núcleo está na cooperação entre duas personagens, e decidimos adicionar a experiência de Shadow of the Colossus oferecendo uma interacção dinâmica com criaturas gigantes. Penso que The Last Guardian bebe o melhor dos dois mundos e combina tudo num só. Os fãs deste tipo de elementos terão muito com que se divertir quando puserem as suas mãos no jogo."
Fumito Ueda preferiu não comentar muito sobre as funções online para o jogo, que têm vindo a ser especuladas desde que se encontrou um registo há um bom par de anos. "Sobre esse assunto não posso confirmar nada. Obviamente que algo contra outro jogador não fará muito sentido neste jogo. Se suportar, o online tradicional que conhecem não faz o estilo de The Last Guardian. Daremos mais detalhes em futuros eventos."