Sony irá enfrentar prejuízos pela primeira vez em 14 anos
Segundo as previsões da Nikkei.
De acordo com o jornal nipónico Nikkei, a Sony pode vir a enfrentar prejuízos pela primeira vez em 14 anos, e segunda vez desde que a empresa foi cotada na bolsa em 1958.
Segundo a publicação, a Sony vai anunciar perdas operativas rondando os 100 mil milhões de ienes para este ano fiscal que termina no dia 31 de Março, o que será um forte contraste com as anteriores previsões que apontavam para um lucro de 200 mil milhões de ienes. E mais, segundo o jornal, os prejuízos podem aumentar até aos 200 mil milhões de ienes se a companhia não gerir bem este ultimo trimestre.
As previsões baseiam-se em vários indícios, como os 16 mil funcionários despedidos (8 mil trabalhadores dos quadros e outros 8 mil a contrato), o encerramento de 10% das suas fábricas, e outras medidas levadas a cabo pela Sony. Espera-se também que a Sony reduza os seus investimentos na electrónica em 30%.
Este seria assim o primeiro ano com prejuízos desde 1995, ano em que a companhia assumiu elevados gastos devido a investimentos no negócio do cinema. Actualmente, as perdas devem-se principalmente à divisão da electrónica de consumo.