Sony multada em €13 milhões na França devido ao Dualshock 4
Práticas motivadas pela liderança.
A Autorité de la Concurrence, a autoridade da concorrência em França, aplicou uma pesada multa de 13.5 milhões de euros à Sony Interactive Entertainment pelo que considera um abuso de posição de liderança com implicações negativas, em torno do Dualshock 4, o comando da PS4.
De acordo com as autoridades francesas, os resultados de uma investigação anti-monopólio revelaram que a companhia japonesa implementou técnicas anti-contrafação em novembro de 2015, que inadvertidamente afetaram o devido funcionamento de comandos criados por parceiras, com licença oficial fornecida pela própria.
A autoridade da concorrência em França afirma que as ações da Sony afetaram todos os comandos "não licenciados" sem qualquer distinção e isto é considerado prejudicial para as parceiras, uma vez que manchou a qualidade dos seus produtos, a sua imagem e possível expansão no mercado.
As autoridades em França afirmam ainda que a Sony não foi transparente nas suas políticas de licenciamento e que companhias rivais foram impedidas de se juntarem ao programa de licenciamento.
Além disto, a investigação descobriu que a Sony recusou comunicar os critérios de acesso a algumas fabricantes que pediram essa informação, alegando que essa informação seria prestada com base nas decisões da dona da PlayStation.
Aceder ao programa era a única de produzir comandos para a PS4 que não sofriam com desconexões.