Sony pretende tornar o Blu-Ray no novo padrão de vídeo
Companhia quer repetir o sucesso que o DVD teve com a PS2.
Jack Tretton, presidente da SCEA, afirmou, durante a apresentação de uma nova redução da PlyaStation 2, que a Sony espera repetir o sucesso obtido com o formato escolhido para a PlayStation 2, o DVD, na actual geração de consolas.
Nessa mesma apresentação Tretton garantiu que internamente a companhia está a procurar assegurar o sucesso do Blu-Ray, tornando-o no formato de vídeo padrão do mercado, exactamente como o que sucedeu com o DVD.
Tretton declarou que, "Tal como a PlayStation 2 completou um ciclo de 10 anos e contribuiu para solidificar o sucesso do DVD como formato doméstico, acreditamos que a PlayStation 3 vai cumprir a mesma função com o Blu-Ray."
A Sony afirmou que a PlayStation 2 foi a primeira consola doméstica a integrar esse formato e que graças a ela o DVD pôde sair beneficiado sem que houvesse necessidade de uma grande campanha publicitária. No entanto, naquela altura, alguns analistas consideravam que o salto do VHS para o DVD era uma necessidade para a evolução do entretenimento electrónico, enquanto que na actualidade o formato empregue continua a corresponder às necessidade dos utilizadores.
A companhia japonesa teve mais pontos a seu favor quando há pouco menos de um ano a Toshiba confirmou oficialmente que retirava do mercado o HD-DVD, o suposto concorrente do Blu-Ray.
Tretton está convencido de que o formato empregue na Playstation 3 é o modelo a seguir no futuro, tanto pelas suas possibilidades de espaço como pela qualidade de imagem que oferecem os produtos deste disco.