Sony: PS4 está a cativar os possuidores da Wii que não compraram a PS3 e Xbox 360
E vê uma grande oportunidade nos remasters de jogos da PS3 na PS4.
A Sony está a usar a PlayStation 4 para cativar os possuidores da Wii que não jogaram numa PlayStation 3 ou Xbox 360.
Apesar do grande sucesso inicial da nova consola da Sony se dever à compra antecipada dos jogadores hardcore, Andrew House, o patrão da Sony Computer Entertainment, contou ao Eurogamer.net que existe uma grande oportunidade para atrair aqueles que na geração passada só jogaram na Wii.
De relembrar que a consola da Nintendo foi a que mais vendeu na geração passada, com 100 milhões de unidades vendidas contra os 80 milhões da PS3 e Xbox 360.
"Esta é a nossa grande oportunidade para receber um público muito mais cedo no ciclo de vida, que possivelmente comprou anteriormente uma Wii," disse House.
"Os dados dos nossos consumidores sugerem que algumas dessas pessoas já estão a vir e isso está a contribuir para as excelentes vendas que temos tido."
Como resultado, House está ansioso que a Sony remasterize os velhos jogos da PlayStation para este novo público na PS4. Algo que já começa a ganhar forma com a remasterização de The Last of Us, onde o original foi lançado na PS3 em junho do ano passado, e a Sony acredita que um grande número de possuidores da PS4 nunca o jogou.
"Fico um pouco hesitante em dizer isto porque sei que os jogadores mais comprometidos poderão ficar irritados ou frustrados, mas existe uma oportunidade com alguns dos remasters vindos das franquias da PS3 que irão potencialmente encontrar um público que não as jogou na anterior geração, porque simplesmente essa geração lhes passou ao lado," disse House. "Estamos a começar a ver sinais disso."
"Isso é um bom presságio para nós como plataforma, mas também é bom para as produtoras e editoras. Eu olhei sempre para a indústria do cinema com alguma inveja pelo grande trabalho que eles estão a fazer ao trazer conteúdo e ao conseguirem fazê-lo funcionar. A Disney é o melhor exemplo disso, pegam em conteúdos clássicos e reintroduzem os mesmos para o público ao longo dos tempos."
"Nós como indústria não fizemos isso historicamente. Estamos apenas a dar o nosso primeiro passo com pessoas que têm estado a jogar durante 10 e 20 anos, que têm o factor nostalgia, que querem ver o regresso dessas franquias e querem que sejam reinventadas."
"Isso é toda uma outra área de exploração e eu gostaria de ver a PS4 a liderar e a encarregar-se disso."
House contou que na Europa 40% dos compradores iniciais da PS4 ainda não têm uma conta PlayStation Plus. "Isso para mim foi um bom indicador de como eles são novos neste mundo," acrescentou.
"E informalmente sei de pessoas que estiveram na geração da Wii que consideraram e que estão de regresso. É algo que tenho ouvido muito."
Olhando para os primeiros meses de vida da PS4, House referiu que ele e a Sony estão contentes com a forma como as coisas se têm desenrolado. As vendas da consola superaram todas as expectativas, incluindo as da própria Sony que tinha previsto que venderiam 5 milhões de unidades até ao final do ano fiscal, e acabaram por vender 7.
"Olho para trás e penso que executámos muitas coisas extremamente bem, isso é algo que me orgulha," disse House.
"Fomos consistentes na nossa mensagem, estivemos focados nos jogos em primeiro lugar, e não perdemos de vista a oportunidade de transformar a consola também num dispositivo de entretenimento mais abrangente, o que é importante."
"Vai parecer contra-intuitivo mas é importante para os jogadores. Se as consolas que fazemos encontrarem relevância em várias pessoas num lar e em vários membros de uma família, essas são oportunidades para as outras pessoas entrarem no mundo dos jogos. Eu vejo a nossa companhia quase como que a criar um trampolim para isso, e é disso de que se trata este negócio."