Sony recusou a licença FIFA nos anos 90
Já imaginaste FIFA como exclusivo PlayStation?
Este ano, a EA Sports perdeu a licença de FIFA após décadas de trabalho com o órgão regulador do futebol internacional - o novo jogo recebeu o nome EA Sports FC 24 e contém licenças para a maioria das principais ligas e jogadores do mundo.
No entanto, na década de 90, uma outra grande empresa poderia ter ficado com a licença de FIFA: nada mais, nada menos do que a Sony, dona da PlayStation.
Isso foi o que disse Tom Stone, ex-vice-presidente de marketing da EA, à Time Extension. De acordo com Stone, a ISL (a empresa na época responsável pelo licenciamento da marca FIFA) entrou em contacto com a PlayStation of Europe pelas costas da EA e ofereceu-lhes os direitos mundiais exclusivos de FIFA.
"Chris Deering [o presidente da Sony PlayStation Europe na época] encontrou-se comigo e disse: 'Ofereceram-nos os direitos do FIFA Soccer'. Eu disse: 'Deves estar a brincar. A sério? A ISL entrou em contacto contigo e perguntou se gostarias de ter uma licença mundial exclusiva para o FIFA? Depois de tudo que fizemos por eles?' Fiquei muito zangado."
"Mas o Chris disse-me: 'Não assinarei esse acordo a menos que não consigas chegar a um acordo com a FIFA. Este é o teu acordo. Criaste isto.' Obviamente, Chris estava a ter uma visão geral do apoio que a EA deu à PlayStation em todo o mundo. Acho que teria sido uma conversa interessante se a Sony tivesse assinado esse acordo. Acho que a EA teria respondido muito mal a isso.", continua.
Vale a pena notar que este incidente ocorreu em 1997 e que a EA já trabalhava com FIFA antes dessa data.
Já imaginaste como seria o mundo dos videojogos se a Sony tivesse aceitado o convite?