Passar para o conteúdo principal

Sony revela os dados que recolhe da tua PS4

Prepara-se para a Proteção de Dados da União Europeia.

O caso Cambridge Analytica do Facebook, em que as informações privadas de 50 milhões de utilizadores foram expostas, trouxe um alerta de consciência para a forma como os dispositivos que usamos diariamente recolhem informações sobre nós.

Com isto em mente, é curioso que a Sony tenha enviado uma mensagem aos utilizadores europeus na mais recente actualização da PlayStation 4. A actualização 5.53, que de acordo com a descrição é mais uma actualização que melhora o desempenho do sistema, apresentou um aviso que diz que a Sony "pode recolher dados desta PS4 e como é usada".

Quais são os dados que a Sony recolhe sobre ti na PS4?

A Sony explica que existem dois tipos de dados que pode recolher. O primeiro tipo de dados diz respeito aos dados necessários para oferecer os seus serviços online. O segundo tipo de dados é sobre a navegação, utilização e definições da PlayStation 4.

Os dados que a Sony pode recolher são variados. Por exemplo, quais os níveis que visitaste num jogo, que armas usaste, com quais personagens interagiste, entre outras coisas. A Sony também pode recolher dados sobre as secções que visitaste na PlayStation Store e registos sobre as aplicações que usaste e que tipo de conteúdo consumiste.

O aviso da Sony está quase de certeza relacionado com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia, que vai entrar em vigor já a 25 de Maio e obriga as empresas a explicar aos utilizadores que informações recolhem. Os utilizadores da PlayStation 4 da América do Norte e outros territórios não receberam tal aviso.

Para instalares a actualização precisas de concordar com a recolha de dados, mas posteriormente podes visitar as definições de privacidade e desactivar a recolha de dados por parte da Sony, embora a empresa afirme que os dados servem para criar estatísticas anónimas, para perceber e melhorar o desempenho de novos produtos, detectar e minimizar comportamentos fraudulentos e, por último, mostrar-te publicidade personalizada.

Depois de leres esta notícia, vais alterar as definições de privacidade da tua PlayStation 4?

Lê também