Sony revela resultados fiscais de 2008
Empresa com perdas astronómicas, vendas de jogos PS3 em crescimento e PS2 em fim de carreira.
A Sony revelou hoje o seu balanço fiscal do ano 2008 que terminou no dia 31 de Março de 2009. Pode-se dizer que o balanço da companhia teve altos e baixos.
Para começar a companhia teve na globalidade perdas astronómicas na ordem dos 98.9 mil milhões de ienes (770 milhões de euros). A companhia justifica estas perdas pela actual situação económica a nível mundial, ao declínio do iene e aos mercados bolsistas japoneses.
No que respeita às vendas de consolas, a Sony conseguiu um ligeiro aumento em relação ao ano anterior, uma vez que a PS3 em 2008 vendeu um pouco mais de 10 milhões de unidades contra os 9.12 milhões do ano fiscal de 2007. Relativamente à PSP que conseguiu vender 14 milhões de unidades, com um ligeiro aumento de 2 % em relação ao ano anterior, enquanto que a PS2 começa a preparar o seu final de carreira com uma queda de 42% vendendo 7.91 milhões de consolas contra os 13.6 milhões do ano anterior.
No que toca aos jogos, os resultados não podiam ser melhores para a nova consola da Sony. Os jogos PS3 tiveram um aumento de 80% em relação ao ano anterior, vendendo 103 milhões de jogos. A PSP regista uma pequena perda (9%) com 50.3 milhões de jogos vendidos, e na PS2 a venda de jogos é proporcional à venda de consolas sofrendo uma queda de 46% com 83.5 milhões de jogos vendidos.
Apesar destes dados as previsões de vendas para o corrente ano fiscal são animadoras. A Sony prevê para este ano um aumento nas vendas de consolas PS3 que irão atingir os 13 milhões, a PSP vai conseguir vender mais de 16 milhões de unidades e a PlayStation 2 deverá continuar o seu fim de ciclo de vida, com a Sony a prever uma descida nas vendas para os 6 milhões.