Passar para o conteúdo principal

Sony trabalha numa IA para substituir e ajudar jogadores

Será este o futuro dos videojogos?

Foi durante a última reunião de estratégia empresarial da Sony, terça-feira passada, que o CEO Kenichiro Yoshida referiu que o departamento IA criado no final de 2019 está a trabalhar numa forma de inteligência artificial que irá ajudar e até substituir os jogadores, denominado de Agente IA

Já tinha sido noticiado que a Sony está empenhada nesse campo, e até foram encontradas patentes que reforçam esta linha estratégica.

Voltando ao que foi revelado por Kenichiro Yoshida, os ditos Agentes IA serão capazes de aprender, observando o comportamento dos jogador e com isso irão copiar a sua forma de jogar. Serão capazes de tomar decisões mais complexas e replicar condutas o mais fielmente possível.

A ideia é criar experiências ainda mais ricas e agradáveis, e se o jogador estiver com dificuldade em ultrapassar determinado obstáculo poderá passar a tarefa para o Agente AI.

Mas também poderá ser utilizado de outra forma, e foi dado o exemplo de jogos multiplayer ou cooperativos, em que o jogador poderá ter a necessidade de se ausentar temporariamente do jogo, e dessa forma o Agente IA irá tomar o seu lugar até que este volte ao jogo, não deixando os amigos pendurados.

Será este o futuro dos videojogos?

Lê também