Sony vai subsidiar produtoras em troca de exclusividade
Quer incentivar jogos exclusivos.
A Sony lançou uma nova oferta para os produtores que lançarem jogos exclusivos para as consolas PlayStation, oferecendo-lhes royalties (percentagem dos lucros das vendas) de forma garantida.
O primeiro jogo a beneficiar deste acordo é Burn Zombie Burn para a PlayStation Network, lançado ontem por 7.99 euros. E esperam que mais títulos adiram a esta nova estratégia.
A estratégia foi revelada por Chris Eden, director de relações de desenvolvimentos da Sony, na Game Developers Conference, que explicou que com esta medida "esperamos receber uma boa quantidade de grandes jogos, e em troca de exclusividade iremos ajudar no orçamento do desenvolvimento oferecendo royalties de forma garantida."
Desta forma a Sony vai ajudar a pagar o desenvolvimento de jogos exclusivos, podendo até vir a subsidiá-los por completo, sem comprar a licença nem a produtora perde os direitos sobre as suas propriedades intelectuais. Do mesmo modo, não irá ser a Sony a publicar o jogo, mas sim a editora do mesmo.
O objectivo é o das produtoras serem as editoras, disse Eden à sua assistência. "Vocês serão os donos dessa marca e vão controlar o vosso produto. Isso vai ajudar-vos a fazerem a transição de produtora para editora."