Passar para o conteúdo principal

Sony vencerá enquanto der aos fãs o que eles querem, diz Pachter

Apesar do desaire da PS3, conseguiu recuperar.

Depois do que se passou com a PlayStation 3, a Sony conseguiu recuperar e encontra-se agora num bom momento. Isto deve-se ao facto que a companhia está a dar aos fãs o que eles querem, diz o analista Michael Pachter.

Questionado sobre o actual momento da Sony e da sua PlayStation 4, que bateu recordes para a marca PlayStation em Abril nos EUA, Pachter comentou que isso se deve à correcção dos erros que a companhia fez sobre o que se passou na anterior geração.

"Penso que a Sony fez algo mágico com a PlayStation original e construiu sobre isso com a PS2, conseguindo 160 milhões de consolas vendidas aos consumidores. Francamente, penso que se não tivessem feito asneiras com a PS3, também teriam dominado esse ciclo," disse Pachter.

"O que aconteceu foi que recuperaram os seus fãs com a PS4, foi isso que aconteceu. Penso que as pessoas que cresceram a jogar jogos na PS1 responderão "PlayStation" quando lhes perguntam para dizer o nome de uma consola, é disso que gostam. Penso que a Microsoft enfrentou uma luta injusta com a Xbox e a Xbox 360 e a Xbox 360 resultou especialmente porque a Microsoft lançou-a primeiro, algo em que a Sony errou."

"A Microsoft também foi melhor no multi-jogador, lembraste do PS Home? A Microsoft solucionou o multi-jogador e a Sony não tinha a certeza que as pessoas o queriam, não foram muito bons nisso. Tinham um preço maior, uma vantagem de $200 que a Xbox 360 tinha no lançamento, que se manteve por um ano ou dois. Demorou muito tempo à Sony para se tornar competitiva com a Xbox."

"Neste ciclo, nenhuma dessas coisas esteve presente. A Sony tem um bom multi-jogador, lançaram ao mesmo tempo, tinham um preço competitivo no lançamento e isso permitiu aqueles fãs regressar à consola que amavam logo no lançamento. A Sony executou de forma fenomenal, mas estão a cavalgar na onda da lealdade dos fãs que ganharam nos anos 90 e mantiveram na primeira metade dos anos 2000."

O analista acredita que a Sony recuperou os fãs que perdeu na segunda metade dos anos 2000 e que "continuará a ganhar enquanto der aos fãs o que eles querem. Parecem realmente entender isso - não acredito que a Microsoft esteja a fazer algo de errado, mas a Sony tem a vantagem de uma incrível quantidade de fãs."

Lê também